Na véspera do Natal de uma família alemã no século XIX. Jans Stahlbaum oferece à sua família e amigos uma incrível festa natalina.
Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos, e entrega para Clara um presente especial, um Quebra-Nozes, que deixa a garota encantada.
O boneco veste uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz. O menino logo toma o brinquedo da irmã e, desajeitado, o quebra, deixando Clara desolada. Nem a neve, que confere um ar mágico a esta noite, é capaz de consolar a menina. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa logo termina e todos os convidados voltam para suas casas.
Clara inquieta não conseguiu dormir e volta para a sala, de repente, ela
percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria da menina não dura muito!
De todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos! O brinquedo agora com vida, imediatamente enfrenta defendendo Clara. Os ratos são derrotados e levam embora o rei ferido. O Príncipe Quebra-Nozes, que sai ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, o campo de pinheiros, na qual se deparam com flocos de neve que dançam. Depois vão para a Terra dos Doces, sendo recebidos pela Fada Açucarada e seus companheiros: Guirlandas de Florais, Chocolate Quente da Espanha, Café Árabe, Chá Chinês, Bengala doce, Marzipans, Mamãe Bombom e seus Polichinelos, e a linda Valsa das Flores.
Neste reino encantado o Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com várias delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, o Príncipe Quebra – Nozes a leva em seu trenó de volta para casa, deixando os feitos extraordinários vivido nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerá para sempre em sua memória.
Balé com música de Pyotr Tchaikovsky e coreografia original de Marius Petipa, adaptada por Álvaro Gonçalves. O balé apresenta a história da menina Clara que, na noite de Natal, recebe a visita de seu padrinho, o inventor Herr Drosslmeyer. Ele a presenteia com um boneco encantado: o magnífico Quebra-nozes. Ao ganhar vida, o Quebra-nozes leva-a para uma aventura no Reino dos Flocos de Neve e no Mundo dos Doces, para enfim encontrarem a encantadora Fada Açucarada, que lhes apresenta o seu reino. Ao final dessa aventura, os dois voltam para casa em segurança.
LOCAL
Teatro Amazonas
Dias: 08, 09, 10, 13, 14, 15, 16 e 17 de dezembro de 2023
Início: às 19h00
Duração: 1h30 sem intervalo
Público-alvo: Livre
Abertura do 1º bloco de agendamento: Dia: 06/12 – para os dias 08, 09 e 10/12 (03 dias de apresentação)
Abertura do 2º bloco de agendamento: Dia: 11/12 – para os dias 13 a 17/12 (05 dias de apresentação)
🎁 É necessário chegar ao local com 1 hora de antecedência do horário agendado no site;
🎁 A entrada do público será realizada no horário marcado do agendamento;
🎁 Não será permitida a entrada de público após o início do espetáculo;
🎁 Durante o procedimento de agendamento no site, se o tempo for expirado, será necessário realizar novo agendamento;
🎁 É necessário informar os nomes e datas de nascimento dos dependentes (até dois por pessoa); no caso de crianças maiores de 12 anos, será necessário agendamento individual, com CPF;
🎁 O comprovante de agendamento só é válido para o dia e horário que constam no mesmo, não sendo permitida a utilização em dias e horários diferentes.
Ballet Álvaro Gonçalves
Mulheres do Coral do Amazonas
Mulheres do Grupo Vocal dos Corpos Artísticos
Mulheres do Madrigal do Amazonas
Orquestra Amazonas Filarmônica
Coreografia: Álvaro Gonçalves
Direção musical: Luiz Fernando Malheiro
Direção Geral: Álvaro Gonçalves
Regência: Marcelo de Jesus