CULTURADOAM

Pesquisar

Artistas amazonenses do audiovisual participam de reunião setorial da Lei Paulo Gustavo

A próxima reunião será com o setor de livro e leitura, na segunda-feira (17/04), no Cineteatro Guarany

Seguindo a agenda de reuniões setoriais, o segundo encontro da Lei Paulo Gustavo (LPG), aconteceu nesta sexta-feira (14/04), das 14h às 17h, no Cineteatro Guarany, e reuniu, produtores, atores, fotógrafos, roteiristas e outros profissionais do audiovisual amazonense. As reuniões cumprem uma exigência do Ministério da Cultura (MinC) e reforçam a importância do envolvimento dos artistas na implementação da lei.

De acordo com a assessora jurídica da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Anne Paiva, o audiovisual receberá uma grande porcentagem dos recursos da lei e por isso a importância de se reunir com esses artistas.

“O Amazonas irá receber cerca de 85 milhões de reais e o audiovisual amazonense receberá diretamente, quase 40 milhões, que engloba ações de edição de filme gratuitas, manutenções de salas de cinema, cineclubes e essas lei tem diversas ações que irão alimentar a categoria de audiovisual e, por isso devemos nos reunir e esclarecer mais para facilitar a implementação e aplicação positiva da lei”, informa Anne.

O produtor audiovisual da Ronin Films, Ricardo Sassaki, acredita que a lei é fundamental para permanência do setor e na ampliação das ações audiovisuais.

“Essa lei vai contemplar alguns projetos e que teremos a possibilidade de produzir. Tem muitas pessoas que trabalham no audiovisual, não apenas produtores, mas atores, fotógrafos, maquiadores, até as pessoas que carregam os materiais e acredito que essa lei será muito importante para movimentar a economia e gerar trabalho para essas pessoas. Uma lei como essa é fundamental para manter o audiovisual e até aumentar a produção, pois muitas pessoas têm projetos, mas não tem investimento”, informa Sassaki.

Os artistas destacam a movimentação do audiovisual na economia e a oportunidade aos novos artistas. Conforme o ator, roteirista, produtor e instrutor, Wander Luis, a lei irá facilitar a execução do projeto e ainda facilitará o ensino de novos produtores e estudantes de audiovisual.

“Sou produtor há muitos anos e fui professor de alguns cinegrafistas amazonenses que recebem destaque e ajudam estudantes a aprender e realizar sonhos. Eu trabalho com produções que empregam muitas pessoas e sei que esse edital ajudará na realização de novos trabalhos e no alcance dessas pessoas. Além disso, sou instrutor de alguns jovens de igrejas e escolas de Manaus, que aprendem a produzir e esse edital ajudará a atender mais jovens e contribuir na profissionalização deles. Vejo alunos meus se tornando artistas e não há nada que um artista queira mais do que viver da arte”, conta Wander.

A próxima reunião acontecerá na segunda-feira (17/04), das 14h às 17h, também no Cineteatro Guarany e reunirá o setor de Livro e Leitura, Literatura e HQs.

Mais informações sobre as reuniões setoriais podem ser encontradas nas redes sociais @culturadoam e Portal da Cultura (https://cultura.am.gov.br/).

FOTOS: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Você pode gostar