CULTURADOAM

Pesquisar

Caminhada Cultural atrai dezenas de pessoas para o Centro Histórico de Manaus

Teatro Amazonas. Foto: Divulgação/SEC

A primeira edição da “Caminhada Cultural” atraiu mais de 70 pessoas para o Centro Histórico de Manaus na manhã deste sábado (13/07). A ação faz parte da programação “Tô de férias na cultura” e promoveu um passeio pelos espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O ponto de partida foi o Largo de São Sebastião e o roteiro seguiu pelo Teatro Amazonas, Centro Cultural Palácio da Justiça, finalizando no Museu Casa Eduardo Ribeiro. Em cada espaço, os visitantes foram recebidos por personagens como a arara azul, a onça pintada e um rato de museu.  

A primeira parada foi no Teatro Amazonas, Patrimônio Histórico Nacional, onde os participantes fizeram uma visita guiada e ainda puderam assistir a um pouco do ensaio da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica.

Saindo do teatro, o grupo atravessou a avenida Eduardo Ribeiro em direção ao Centro Cultural Palácio da Justiça, segunda parada da caminhada, e conheceu um pouco mais sobre a história do prédio que já abrigou o Poder Judiciário do Estado.

Centro Cultural Palácio da Justiça. Foto: Divulgação/SEC

A caminhada continuou pela rua José Clemente, onde está localizado o Museu Casa Eduardo Ribeiro, destino final do passeio. No espaço, o público ouviu a história do maranhense, ex-governador do Amazonas, considerado o grande transformador da capital amazonense.  Ao final da visita, os participantes receberam picolés para se refrescar.  

Museu Casa Eduardo Ribeiro. Foto: Divulgação/SEC

De acordo com Ricardo Lopes, da Central Pedagógica da SEC, um dos coordenadores da caminhada, a proposta é que as pessoas se aproximem dos espaços culturais do Estado e possam conhecer mais sobre a história da cidade.

“Muitas pessoas passeiam pelo Centro, mas nunca entraram nos nossos teatros, museus e centros culturais. O nosso foco é aproximar os amazonenses, pois precisam saber que esses espaços são da população, precisam ter essa visão de pertencimento, e saber que esses lugares são cheios de história, cheios de riqueza cultural”, pontua.  

Público – Os participantes aprovaram a iniciativa. Darialva de Nazaré Mandú, educadora social, elogiou a caminhada. “Eu já conhecia os espaços, pois adoro arte e cultura, mas isso é como se fosse um livro: cada vez que você abre tem algo diferente para contar. O homem e sua história andam juntos, as pessoas precisam conhecer mais, essa caminhada é uma grande oportunidade, as pessoas têm que participar”, disse.  

A pesquisadora espanhola Isabel Lafuente está em Manaus há seis meses e aproveitou para se aproximar mais da cidade. “Essa iniciativa me interessou muito como pesquisadora e como turista também. Estou conhecendo a cidade e me pareceu uma proposta diferente, original para me aproximar mais daqui. Foi muito interessante ter uma experiência enriquecida com essa proposta teatral, com as referências mais locais”, comentou.

“Tô de férias na cultura” – A programação do “Tô de férias na cultura” continua neste domingo (14/07), das 16h às 19h, com a ação “Férias no Largo”, que vai contar com apresentação de artistas circenses, DJ e grupos musicais dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

Já a segunda edição da “Caminhada Cultural” será no próximo sábado (20/07), com saída às 9h do Centro Cultural Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro). O roteiro segue pelo Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi) e Biblioteca Pública do Amazonas (Rua Barroso, 57, Centro).

Você pode gostar