CULTURADOAM

Pesquisar

Carnaval na Floresta: Bandas e blocos tradicionais e recentes recebem apoio cultural do Governo do Amazonas

Bandas da Bica, Difusora, Boulevard, Baixa da Égua, Galo de Manaus, entre dezenas de outras, são contempladas em edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

As bandas e blocos de rua do Carnaval amazonense também estão entre os eventos do período momesco que recebem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Eventos como as bandas da Bica, da Difusora, do Boulevard, da Baixa da Égua e Galo de Manaus, que são tradição na folia de rua da capital amazonense, há décadas, reunindo centenas de milhares de foliões a cada Carnaval, foram novamente contempladas com o apoio cultural do governo em 2023.

As bandas menores e menos conhecidas também recebem o apoio cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, desde que tenham comprovado a realização de pelo menos três edições desde 2016,. Ao todo, 71 bandas e blocos em todas as zonas da cidade receberão o suporte oficial. Confira a lista aqui: https://bit.ly/3YmcVOY.

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o apoio a blocos e bandas de rua é fundamental para a realização de um Carnaval pleno. “A folia carnavalesca de rua é um dos aspectos mais importantes e autênticos do Carnaval popular. As grandes bandas já são tradição e as menores merecem todo o incentivo. É nesses eventos que o povo tem a oportunidade de verdadeiramente brincar o Carnaval e que muitos aproveitam para gerar renda”, afirma o secretário.

O presidente da União das Bandas e Blocos de Carnaval de Rua de Manaus, Anderson Santos, afirma que a parceria com o Governo do Amazonas se torna mais importante ainda em 2023, por significar a retomada do Carnaval de rua no pós-pandemia.

“É uma expectativa muito grande para o Carnaval 2023. E com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do governador Wilson Lima esperamos que seja um Carnaval da esperança e, como diz o nome oficial deste ano, o Carnaval na Floresta, que vai resgatar o Carnaval comunitário que estava parado há dois anos e gera milhares de empregos dentro das comunidades”, diz.

Anderson Santos lembra, também, que os pequenos empresários das áreas em que os blocos e bandas são realizados, bem como os vendedores ambulantes, esperam ansiosamente pela realização dos eventos. “É por isso que a gente fica grato por, mais uma vez, ter o apoio do Governo do Estado”, afirma.

E a programação de blocos e bandas apoiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no Carnaval 2023 é extensa, começa no dia 10 de fevereiro e vai até o dia 26 de março. Mais informações sobre datas e locais dos blocos e bandas de rua de Manaus podem ser encontradas em @culturadoam.

FOTOS: Divulgação

Você pode gostar