CULTURADOAM

Pesquisar

Carnaval na Floresta: Grupos de idosos de Manaus abrem desfile do grupo especial

Seadpi promove o primeiro desfile de carnaval, por meio do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo

Fotos: Drance Jézus/Sejusc

O desfile do grupo especial das escolas de samba deste ano vai começar de uma forma diferente: os idosos do projeto “Vida e Saúde do Idoso Ativo”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), vão desfilar às 17h, no Centro de Convenções, com direito a alas e casais de mestre-sala e porta-bandeira.

Esta primeira edição do Carnaval da Floresta leva o enredo “Respeite meus direitos, idoso ativo eu sou” e vai reunir cerca de 1,2 mil idosos no desfile de sábado (18/02). Jussara Pedrosa, titular da Sejusc, diz que o momento está sendo aguardado com muita expectativa pelos participantes do projeto.

“Será um desfile divertido e acalorado, porque os integrantes do ‘Idoso Ativo’ têm essa energia alegre, são dedicados no que fazem, então quem for assistir certamente verá um espetáculo dado por eles”, assegura a secretária.

Os grupos estão se preparando há meses e ensaiando todos os passos para fazer bonito na avenida, como conta aposentada Irlanda Gonçalves, de 55 anos, que ensaia com o grupo Donas de Casa 100% jovem.

“A dança é muito boa, o Carnaval é muito bom para a gente sair de casa para comemorar. Eu me sinto muito bem no grupo, quando entrei aqui tinha bursite, mal conseguia fechar o sutiã ou arrumar o cabelo e agora eu sou muito alegre por participar desse grupo e vou brincar o carnaval com maior alegria para representar o bairro Morro da Liberdade”, entrega a aposentada.

Além de brincantes, o projeto estará representado pela criatividade do samba-enredo, que foi composto por João Bosco Custódio, do grupo Santuário de Vidas Ativas, que integra o projeto da Secretaria Executiva da Pessoa Idosa (Seadpi) da Sejusc.

O desfile será dividido por alas: comissão de frente; rainha e rei momo; ala das baianas; primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; municípios; segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira; alas sincronizadas por zonas; terceiro casal de mestre-sala e porta-bandeira; ala dos amigos.

Sobre o projeto

A equipe multiprofissional do Projeto Vida e Saúde do Idoso Ativo conta com profissionais de educação física, dança, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, coordenadores, supervisores, agentes de ação social e técnico de enfermagem, que trabalham diariamente de acordo com a realidade das pessoas idosas da capital e do interior do Amazonas.

FOTOS: Drance Jézus/Sejusc

Você pode gostar