CULTURADOAM

Pesquisar

Cineteatro Guarany recebe terceira edição do Manaus Filme Horror Fantástico

Programação conta com exibição de 44 curtas e 7 longas-metragens nacionais e internacionais, além de workshops; evento é gratuito

Fotos: Michael Dantas/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza, de segunda-feira (21/11) a sábado (26/11), a terceira edição gratuita do Manaus Filme Horror Fantástico, no Cineteatro Guarany, localizado na Vila Ninita, ao lado do Centro Cultural Palácio Rio Negro, Centro. A mostra exibe 44 curtas e 7 longas metragens, nacionais e internacionais, além da promoção de workshops para envolver o público na área cinematográfica.

As sessões ocorrem a partir das 15h, com 94 lugares, e a programação completa pode ser conferida no link: https://bit.ly/horrorfantastico. A seleção conta com curtas do Amazonas, Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Pernambuco.

Integram a programação ainda sete longas-metragens, sendo três de São Paulo, um do Rio de Janeiro, um do Amazonas e um da Bahia, além de um vindo da Guatemala, “El ojo y el muro” do diretor Javier del Cid. O guatemalteco já participou de mais de 14 festivais internacionais.

Homenagem
Um dos curadores do evento, Marcio Nascimento, ressalta que, além das produções e workshops, a abertura da edição homenageará o crítico de cinema José Gaspar, com o documentário “José Gaspar – Um cinéfilo amazonense”, do diretor Sergio Cardoso.

“Homenageamos esse nome da geração cineclubista, criador da primeira revista de cinema não comercial da região Norte e que abordava os grandes clássicos da época, trazendo reconhecimento na área cinematográfica”, conta o curador da edição, citando a histórica publicação “Cinéfilo”, lançada em 1968 e que teve Gaspar como fundador e primeiro diretor.

Nascimento informa ainda que a exibição do curta “Cabocolino” terá a presença de atores do filme. “O curta retrata a luta de um artista para manter viva a tradição do Bloco de Caboclinhos, no Agreste Pernambucano. Os atores vieram de Pernambuco e se apresentarão no palco, isso será um grande diferencial para o público”, afirma o curador.

Os workshops acontecerão na terça-feira (22/11), na quarta (23/11), na sexta (25/11) e no sábado (26/11), sempre das 9h às 11h, abordando os temas de roteiro, direção de arte, registros & making-of para cinema e storyboard. Ao todo são 94 vagas, em razão da capacidade do Cineteatro. As inscrições serão feitas no local, bem como a distribuição das entradas para os filmes.

A programação completa com datas, horários e classificação indicativa de filmes e workshops está disponível no link: https://bit.ly/horrorfantastico.

Você pode gostar