CULTURADOAM

Pesquisar

Ciranda Tradicional receberá Título de Honra após chuva interromper apresentação no 24º Festival de Ciranda de Manacapuru

Organização do evento suspendeu apresentações por motivos de segurança

Lucas Silva/Secom

Em decorrência da forte chuva que caiu no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a apresentação da Ciranda Tradicional no 24º Festival de Cirandas de Manacapuru foi interrompida, no Parque do Ingá, na noite de sábado (27/08). A medida foi tomada em comum acordo entre os representantes das agremiações, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e demais órgãos envolvidos, com o objetivo de prezar pela segurança dos brincantes e torcedores do Festival.

Atual campeã do Festival, a Ciranda Tradicional estava com cerca de 55 minutos de apresentação quando começou a chover no Parque do Ingá. Para seguir o regulamento do evento e prezar pela segurança de quem estava no local, a apresentação foi paralisada.

“Após a paralisação, foi convocada a Comissão Organizadora do Festival e os representantes das Cirandas em uma conversa para definir o que seria feito. Foi decidido que íamos aguardar por um certo período, cerca de 30 minutos, foi o que aconteceu”, explicou o secretário executivo de Cultura, Cândido Jeremias.

Após a limpeza da arena e a ligação segura dos equipamentos, a chuva retornou. Uma reunião com representantes das forças de Segurança – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (CBMAM) – a Comissão Organizadora, juntamente com as Cirandas, decidiram cancelar o evento de sábado, em virtude da segurança dos que estavam presentes.

Após nova reunião entre os presidentes das Cirandas e a Comissão Organizadora, foi decidido que a Ciranda Tradicional – que teve sua apresentação interrompida pela chuva – receberá título de honra, e a disputa continuará entre as Cirandas Guerreiros Mura, que se apresentou na sexta-feira (26/08) e Flor Matizada, que se apresentará neste domingo (28/08).

Você pode gostar