CULTURADOAM

Pesquisar

Figurino do espetáculo de Natal promete encantar o público

Produzido com mais de 300 quilos de material, entre eles 50 mil pedrarias, o figurino de “A Caixa Mágica do Natal”, espetáculo promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, promete encantar o público nas apresentações que acontecerão de 17 a 22 de dezembro, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita.

De acordo com a figurinista Melissa Maia, compõem o figurino mais de 130 peças confeccionadas na Central Técnica de Produção (CTP), mantida pela secretaria.

“O figurino foi 100% confeccionado na CTP. São mais de 130 peças, sendo 50 cabeças, entre elas perucas e adereços. Usamos de tudo um pouco na produção: tem malharia, tapeçaria, retalhos, crochê e 50 mil pedrarias. Está bem diversificado, e o público pode esperar um visual com muito encanto, magia e algumas surpresas”, afirma Melissa.

Rico em detalhes, o figurino ajuda a dar vida a duendes, bonecos de neve, pinheiro de Natal, anjo, boneca de pano, bailarinas e ao Papai Noel.  Para tanto, 20 pessoas estão trabalhando diretamente na produção.

“O processo é colaborativo. A produção é bem grande, mas a equipe é muito boa. Além do trabalho direto no ateliê com as costureiras, modelistas e camareiras, também contamos com ajuda e auxílio de outros profissionais da CTP: iluminador para colocar luz na roupa; soldador para soldar as estruturas de cabeça e das asas; marceneiro ou serralheiro para fazer alguma engrenagem. Tudo de que precisamos, temos um profissional para fazer”, destaca.

Cenário – Encantamento também é a palavra-chave no projeto do cenário do espetáculo. Segundo a cenógrafa Giorgia Massetani, uma equipe de 60 pessoas – 40 contratadas temporariamente e 20 da equipe da CTP – está trabalhando para garantir toda a magia que o projeto inspira.

“É um desafio, pois temos que transmitir todo o encantamento, a sensação do Natal. Estamos buscando isso, por meio da magia do teatro e com técnicas de construção cênica”, comenta. “Tem pintura que se transforma; brinquedos de tecido que estão quebrados e que conseguem se consertar; efeitos de luz que dão calor à cena”, adianta.

O cenário d’“A Caixa Mágica do Natal” é um grande pacote de presente que magicamente se transforma em diversos espaços durante o espetáculo: pode ser uma casa, o ateliê do Papai Noel… Mas isso só vai descobrir quem assistir ao espetáculo!

‘A Caixa Mágica do Natal’ – O musical “A Caixa Mágica do Natal” será apresentado de 17 a 22 de dezembro no Teatro Amazonas, fazendo uma viagem pelo universo natalino e pelos símbolos mais representativos do período.

Com texto de Thaís Vasconcelos e direção de Matheus Sabbá, a história mostra uma criança que mora com avó, após perder a mãe. Ao ficar órfã, a criança também perdeu a paixão pelo Natal que sua mãe alimentava. Até o dia em que encontrou uma caixa de presente com uma carta escrita dias antes de sua mãe partir. Ao abrir a caixa, ela entra em um universo de magia natalina.

“A Caixa Mágica do Natal” será apresentada de 17 a 20 de dezembro, às 20h. No dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h e, no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

Você pode gostar