CULTURADOAM

Pesquisar

Governador Wilson Lima entrega Bumbódromo de Parintins reformado e com iluminação mais eficiente

Foto: Michael Dantas/SEC

O governador Wilson Lima realizou, nesta quarta-feira (26/06), a entrega oficial do Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), inteiramente reformado e dotado de um novo sistema de iluminação, mais eficiente e capaz de gerar economia nos gastos com energia. O governador assinala que a entrega, a dois dias do início do 54º Festival Folclórico, colabora para a boa execução dos trabalhos dos Bois Caprichoso e Garantido, e que a obra trará mais economia e segurança para as atividades realizadas no Bumbódromo ao longo do ano.

“A estrutura que montamos é bem diferente dos anos anteriores, pois fizemos um investimento promissor, que vai garantir 30% de redução nos custos de energia para as ações feitas no Bumbódromo, bem como melhorias na estrutura que não vão precisar ser feitas no próximo ano, porque elas vão ter uma boa garantia de durabilidade”, assinalou o governador.

A revisão do sistema elétrico, a impermeabilização de estruturas críticas e a implantação de estruturas, que vão oferecer mais segurança aos brincantes, conforme determinações do Corpo de Bombeiros do Amazonas, foram os principais serviços executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). As obras iniciaram no dia 15 de junho e finalizam nesta quarta-feira (26/06).

A conclusão das obras de reforma e manutenção a dois dias do início do Festival Folclórico assegura ainda que as associações folclóricas e todo o pessoal envolvido nas apresentações dos dias 28, 29 e 30 de junho possam trabalhar de forma mais tranquila e organizada.

“Uma coisa diferente de outros anos é a entrega do Bumbódromo a dois dias antes do início da festa. Todos os anos era aquela correria e confusão, e isso gerava uma preocupação por parte dos bois para fazer os ensaios técnicos. Estamos dando mais tranquilidade para as pessoas que estão envolvidas nessa preparação e que vão trazer as alegorias e a estrutura de som e iluminação para o Bumbódromo”, ressaltou o governador.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom

Eficiência energética – Na iluminação da arena, os novos sistemas implantados vão garantir uma economia de 30% dos gastos com eletricidade, em relação ao sistema anterior. As lâmpadas antigas dos refletores das torres de iluminação foram substituídas por lâmpadas do tipo LED de 1.000 watts de potência, que oferecem iluminação mais forte.

No total, foram colocadas 24 lâmpadas do tipo LED, sendo 12 em cada torre de iluminação, melhorando a visibilidade das galeras situadas nas arquibancadas. Todas as torres estão com a sua carga completa, ou seja, todas as lâmpadas já foram substituídas.

As torres também passam, neste ano, a iluminar a área destinada à concentração das alegorias dos bumbás e brincantes. Na parte interna, os setores de camarotes e salas de reuniões, onde ocorrem as atividades socioeducativas, ao longo do ano, também tiveram equipamentos substituídos pelos de LED. Também foram realizadas as pinturas das arquibancadas, fachada e piso da arena.

Iluminação de emergência – O Bumbódromo também terá iluminação de emergência para cobrir qualquer eventualidade relativa à queda no fornecimento de energia, embora a própria concessionária de energia do Amazonas tenha reforçado seu efetivo para evitar que isso venha a acontecer nesse período. A revisão e manutenção dos geradores e subestações.

Estruturas adequadas – Todas as determinações e sugestões feitas pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar estão sendo atendidas e efetivadas, de modo a garantir a segurança de todos que vão trabalhar na ou assistir à festa nos dias 28, 29 e 30 de junho. Entre as medidas adotadas estão a colocação de telas galvanizadas junto ao guarda-corpo das escadas de acesso para as arquibancadas, o fechamento de guarda-corpo nas arquibancadas e a sinalização de segurança contra incêndio.

“Realizamos obras de qualidade e durabilidade assegurada para que, no próximo ano, possamos executar outras frentes de trabalho. Isso ajuda para a economia nos investimentos e atende à determinação do governador Wilson Lima, que defende maior vida útil das obras realizadas no Estado e economia de dinheiro público”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.

Impermeabilização – Foi realizada a impermeabilização de algumas estruturas críticas da arena para evitar o vazamento de águas das chuvas em determinados setores. Anteriormente esses serviços não eram executados, e a estrutura era comprometida com infiltrações da chuva. Neste ano, um dos principais serviços realizados foi a inserção de uma manta protetora mecânica na área próxima aos camarotes.

As melhorias na estrutura da tubulação de águas pluviais foram realizadas para dar uma melhor vazão às águas pluviais, com aumento de 100 mm para 150 mm de diâmetro.

Sistema viário – No sistema viário do município de Parintins, a Seinfra já executou 50% das obras que contemplam os serviços de recapeamento e pavimentação das ruas. Ao todo são 112 ruas, que totalizam 44 quilômetros. A sinalização ocorreu no entorno do Bumbódromo. Devido ao grande fluxo de turistas e visitantes na cidade, no período do festival, as obras foram paralisadas, temporariamente, no dia 22 deste mês, com retorno previsto para o dia 3 de julho.

LED nos bairros – Um total de 49 ruas de Parintins recebeu a substituição de luminárias comuns por 1.410 lâmpadas LED de 150W e 100W.  Esse serviço faz parte de um convênio entre a Seinfra e a prefeitura municipal e conta com 80% de sua execução.

Você pode gostar