CULTURADOAM

Pesquisar

Largo de São Sebastião recebe show de abertura da Virada Sustentável Manaus

Foto: Michael Dantas/SEC

*Com informações da assessoria

Clássicos do jazz, MPB e blues embalam o show de abertura da Virada Sustentável Manaus 2019, nesta quinta-feira (25/07), às 20h, no Largo de São Sebastião, sob o comando da Amazonas Band. O evento tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e é aberto ao público.

Maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável ocorre pelo quinto ano consecutivo na capital amazonense. Cerca 160 atividades ocuparão as ruas, espaços públicos, parques e centros culturais da cidade, de sexta-feira (26) a domingo (28), com a proposta de mobilizar a população para uma “virada” de consciência. Mais de 350 voluntários participam das ações.

“Na abertura, o público terá a oportunidade de ficar por dentro da programação e conhecer iniciativas maravilhosas que estão transformando a cidade. Além disso, é um momento de celebração, que traz como pilar a democratização do acesso à cultura”, destaca a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel.

Para o concerto, o regente titular da Amazonas Band, Rui Carvalho, preparou um repertório diversificado, que mescla composições nacionais como “Palco” e “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil, e internacionais como “Morning Dance”, de Jay Beckenstein; “Slowvisor”, de Eddie Palmieri; “The Happy Song”, de Bob Mintzer; e “Superstition”, de Stevie Wonder. Esta será a terceira apresentação da orquestra na abertura do festival.

 “Teremos a honra, mais uma vez, de fazer parte da abertura da Virada Sustentável Manaus, um movimento que coloca no centro dos debates a sustentabilidade e evidencia a cultura como uma ferramenta de transformação social, deixando um importante legado para cidade”, afirma o maestro Rui Carvalho.

Novidades – Antes realizado no Teatro Amazonas, o show de abertura passa a acontecer no Largo São Sebastião para abranger um público maior. O espaço receberá uma estrutura especial, reunindo artes visuais, tecnologia, música e audiovisual, que ficará instalada até o último dia de festival.

Entre os destaques, estão cinco painéis grafitados que prometem chamar a atenção da população para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para indicar como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável. Esses objetivos estimulam ações em cinco áreas de importância crucial, os chamados cinco P’s, que estarão representadas nas obras: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. Os painéis, de autoria dos artistas Denis L.D.O e Cria RSK, foram produzidos de maneira sustentável, incorporando materiais recicláveis.

Além do grafite, os ODS serão projetados na fachada de prédios históricos situados no entorno do Largo por meio da técnica de ‘video mapping’. As projeções, elaboradas pelo artista visual Rodrigo Duarte, trarão ainda composições que remetem ao tema sustentabilidade e frases de impacto para promover uma reflexão sobre como cada um pode fazer a sua parte para a construção de um mundo melhor.

A Virada – A programação da Virada Sustentável Manaus inclui uma série de atividades lúdicas e educativas voltadas para os mais diversos públicos – de crianças a idosos – todas gratuitas.  Para conferir as ações, basta acessar o site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

A quinta edição do festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR  Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

É uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Você pode gostar