CULTURADOAM

Pesquisar

Lis Nobre realiza workshop gratuito de técnica acrobática e apresenta espetáculo no Teatro da Instalação

Lis Nobre.

Artista amazonense radicada na Grécia, Lis Nobre realizará em Manaus o workshop “Diálogo com a Gravidade – Técnica, contato, improvisação, movimento e conexão nos estados de suspensão”, no dia 15 deste mês. No dia seguinte (16/02), ela apresentará “Vento”, espetáculo de circo e dança contemporânea.

Os eventos, que contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), acontecerão no Teatro da Instalação. As inscrições para o workshop são gratuitas, assim como a entrada para o espetáculo.

A proposta do workshop, que terá quatro horas de duração – das 14h às 17h – é orientar na compreensão da técnica acrobática no aparelho trapézio e em tecido, para o desenvolvimento da dança de contato e improvisação aérea, utilizando elementos do Butoh (dança japonesa contemporânea) e do Flying low (técnica de dança contemporânea).

“O foco do workshop não é o virtuosismo ou a perfeita execução da forma, mas uma abordagem original do corpo do participante, em estado de suspensão”, comenta Lis.

O curso será intensivo e voltado, preferencialmente, para pessoas a partir de 16 anos, com nível intermediário ou avançado em algum aparelho aéreo. Abordará as seguintes temáticas: “Contato e Técnica para o desenvolvimento de uma singularidade aérea”, “Compondo os vazios, conectando portas, abrindo janelas” e “Ênfase em Transições e ‘momentum’”. 

Os interessados em participar do workshop, devem enviar um e-mail para ambrosiatheatre@gmail.com.

Performance – No dia seguinte ao workshop, às 19h, Lis apresentará o espetáculo “Vento”, no qual a artista se mostra num diálogo com a gravidade, buscando por sensações provocadas pelos micro movimentos do corpo no espaço, conectando solo e ar.

“O espetáculo vem da minha vivência de 11 anos na ilha de Zakynthos, na Grécia. Surge a partir dos sons da ilha e da minha pesquisa de contato e improvisação aérea. Uma obra muito querida pra mim, que vem sendo recebida de maneira muito bonita na Europa e no Brasil”, afirma.

“Vento” tem duração de 35 minutos. Atuação, concepção e dramaturgia de Lis Nobre; trilha sonora de Denis Pomonis e Lis Nobre; iluminação de Dodô Giovanetti; e figurino assinado por Silma Dornas.

Sobre a artista – Lis Nobre é uma artista amazonense com formação em Dança, Circo e Teatro. Estudou Circo Contemporâneo em várias escolas da América do Sul, como a “Spasso – Escola Popular de Circo”, em Belo Horizonte (MG); e Dança e Acrobacia Aérea, no Centro Cultural Ricardo Rojas, de Buenos Aires.

Aprofundou sua pesquisa nos estilos Trapézio/Dança e Tecido/Dança na Escola Superior de Artes do Circo “Academie Fratellini”, sob a orientação de Adriana Gueant (Cie Bachianas), em Paris.

Com espetáculos de Circo, Dança e Teatro, já visitou 15 países, como Argentina, Venezuela, Cuba, França, Portugal, Itália, Suécia, Finlândia, Alemanha, Malta e Grécia.

SERVIÇO 01

ASSUNTO: Workshop “Diálogo com a Gravidade – Técnica, contato, improvisação, movimento e conexão nos estados de suspensão”

DATA: Dia 15 (sexta-feira) de fevereiro de 2019.

HORÁRIO: Das 14h às 17h

LOCAL: Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, zona sul).

INSCRIÇÕES: ambrosiatheatre@gmail.com. Gratuitas.

SERVIÇO 02

ASSUNTO: Espetáculo “Vento”

DATA: Dia 16 (sábado) de fevereiro de 2019.

HORÁRIO: Às 19h.

LOCAL: Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro, zona sul).

ENTRADA: Gratuita.

Você pode gostar