CULTURADOAM

Pesquisar

Mundo Encantado do Natal: ‘O acender das luzes é o renascer da esperança’, descreve pedagoga

Nil Ribeiro era uma das 20 mil pessoas presentes na noite de estreia da programação, acompanhada do esposo, Manoel Ribeiro

“O acender das luzes é o renascer da esperança de dias melhores, em 2023”. A frase é da pedagoga Nil Ribeiro, de 48 anos, ao descrever a sensação de ver as luzes acesas da programação do “O Mundo Encantado do Natal”, que teve início, na noite de sábado (26/11), com a inauguração da árvore de 30 metros no Largo de São Sebastião, Centro de Manaus.

“É a primeira vez que nós viemos aqui prestigiar depois de dois anos de pandemia. Estou em êxtase. A minha família toda reunida depois de tudo o que a gente passou é um misto de tudo. Felicidade, alegria, tudo. Família é a base de tudo”, destacou Nil. Ela era uma das 20 mil pessoas presentes na noite de estreia da programação, acompanhada do esposo, Manoel Ribeiro, com quem é casada há aproximadamente 30 anos.

“É uma comemoração que todo ano a gente espera, mais um aniversário de Jesus. Nós estamos mais alegres. Já passamos por bastante dificuldades, dois anos aí [pandemia]. Tudo isso tem a ver com o nascimento de Jesus Cristo, nosso Senhor”, acrescentou o consultor de vendas Manoel, 58.

A abertura da programação foi realizada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. “A gente fez uma programação muito interessante aqui no Largo de São Sebastião e também lá dentro do Teatro Amazonas. Todos os dias nós teremos programação. Toda a estrutura está montada, está tudo preparado para que a gente possa receber aqui as famílias, receber as crianças para tirarem foto na árvore, para passear pelo Largo de São Sebastião”, disse o governador.

A expectativa para este ano é dobrar o número de público em relação ao ano passado; e alcançar 1,2 milhão de público nas ações no Centro de Manaus, bairros e municípios durante mais de 40 dias de programação, que segue até o dia 6 de janeiro de 2023. O evento tem a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

Passaporte Natalino

Emitido na Galeria Amazônia, rua Costa Azevedo, Largo de São Sebastião, o Passaporte Natalino é uma novidade desta edição. No ponto de emissão, a criança faz a foto 3×4 e imprime gratuitamente para fixar no passaporte. Nele, estão relacionados 12 pontos do circuito de Natal que, após visitação, recebe um carimbo, como uma forma de colecionar lembranças.

Casa do Biscoito

Outra novidade é a Casa do Biscoito, montada na Casa das Artes, rua José Clemente, Largo de São Sebastião. O espaço é voltado para crianças de 1 a 5 anos de idade, reservado para atividades lúdicas e oficinas criativas, recebeu em duas sessões 144 pequeninos, com os familiares. As crianças participaram de oficinas para decorar biscoitos natalinos, confecção de enfeites, passaram pelo salão cultural com apresentações artísticas e atividades sensoriais.

A visitação acontece por agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Fábrica do Papai Noel

Sucesso no ano passado, a Fábrica do Papai Noel retornou ao Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e abriu sessões extras na noite de estreia. O local tem uma ambientação repleta de magia, com o trono do Papai Noel, sala com as embalagens dos presentes e pedidos das crianças, montagem das árvores natalinas e a sala dos sonhos com música e projeção de imagens.

As visitas são agendadas on-line (cultura.am.gov.br), com novas vagas liberadas semanalmente. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Feira de Povos Criativos – Edição Natal

Ocupando a rua José Clemente, Largo de São Sebastião, a feira reúne 16 barracas e beneficia mais de 90 expositores, que trabalham em forma de rodízio semanal. Artesanato tradicional e amazônico, gastronomia, decoração, artes visuais, moda e outros segmentos, estão entre os atrativos. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Natal dos Santos

A exposição do artista plástico amazonense Jair Jacqmont que reuniu 28 obras com temática religiosa também foi um sucesso. Com entrada gratuita, a estreia contou com um público de mais de 450 pessoas. O espaço tem entrada gratuita e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 20h.

FOTOS: Antonio Lima | Rodrigo Santos / Secom

Você pode gostar