CULTURADOAM

Pesquisar

‘Natal Itinerante’: a emoção das crianças que conheceram, pela primeira vez, o Papai Noel

Atividade do Governo do Amazonas resgata magia natalina em crianças e também nos adultos

“Eu estou muito feliz, eu nunca vi o Papai Noel na minha vida!”. O relato inocente de Priscila Barros, de 8 anos, foi feito durante mais uma apresentação do “Natal Itinerante”, na quarta-feira (14/12), desta vez no bairro Alvorada, zona oeste da capital.

A programação “O Mundo Encantado do Natal”, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), resgata a emoção e a magia natalina em crianças e também nos adultos.

A avó de Priscila, Rosele Oliveira, 52, conta que a neta nunca teve oportunidade ver um espetáculo teatral e encontrar o Papai Noel.

“A única vez que a gente pôde levar a Priscila no shopping para encontrar o Papai Noel, ela não conseguiu ver. Ele não foi por causa da pandemia”, explicou. “Estou muito emocionada. Uma maravilha, nunca tem nada aqui, é uma maravilha e eu estou adorando”.

A plateia nos bairros por onde passa o “Natal Itinerante” é composta também por adultos que, muitas vezes, não puderam viver esse momento lúdico. Elizelma Taveira, levou os filhos Ryan, 4, e Sophia, 14, também contou sobre a experiência.

“Eu sinto muita alegria, não deixa também de ser uma nostalgia até mesmo pra mim, que em algum momento não tive oportunidade de viver isso e agora posso trazer os dois”, revelou. O pequeno Ryan não desgrudou os olhos do palco após a chegada do Papai Noel.

Viver a infância
Socorro Andrade, diretora da Cia Metamorfose, responsável pela programação teatral do “Natal Itinerante”, destaca a participação dos artistas no fortalecimento das memórias afetivas das crianças.

“Que elas possam viver a infância, essa fase é tão importante e elas vão levar para sempre. Para a gente é emocionante demais a gente poder estar aqui compartilhando arte, compartilhando carinho, afeto por esse público, que está tão encantado, ficou com os olhinhos ligados”, afirmou.

Ter a família em volta do espetáculo, em união, também faz parte da magia do Natal, segundo a diretora.

“Com certeza os adultos devem lembrar da sua infância, quem sabe muitos deles não tenham tido também esse momento de lazer, de cultura? A criança emocionada por estar vendo uma coisa tão maravilhosa, feita com muito carinho”, completa.

Projeto
A estrutura do “Natal Itinerante” consiste em uma carreta móvel composta por palco, sonorização e telão. Mais de 30 profissionais do meio artístico estão envolvidos na ação. Na ação realizada nesta quarta-feira, no bairro Alvorada, mais de 2 mil pessoas prestigiaram os artistas.

As famílias tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo teatral inédito, “A Fantástica História do Biscoito de Natal”, e também ganharam o abraço afetuoso da Mamãe Noel e do Papai Noel.

Essa é a sexta edição do “Natal Itinerante”. Anteriormente o projeto entregou cerca de 7 mil brinquedos nos bairros Colônia Terra Nova e Cidade Nova, na zona norte; Ouro Verde e Nova Vitória, na zona leste. A próxima edição do Natal Itinerante acontece nesta quinta-feira (15/12), no bairro Santa Etelvina, a partir das 16h.

FOTOS: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Você pode gostar