CULTURADOAM

Pesquisar

Artista visual PCD faz tratamento para receber próteses

“A arte mudou minha vida”. É com esta frase que Lúcio Santarém, aluno do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins, resume sua trajetória. O jovem de 29 anos é reconhecido pelo talento em várias técnicas artísticas como stencil, pintura e desenho realista; e mais recentemente pelas performances na bateria. Tudo isso superando os diversos limites impostos pela deficiência: Lúcio nasceu sem mãos e pés, e tem dificuldade na fala.

Agora, o artista visual se prepara para uma nova etapa. Com apoio do Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa, de Assistência Social (Seas), de Saúde (SES) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e da Prefeitura Municipal de Parintins, ele está em Manaus para uma série de exames e procedimentos preparatórios para receber próteses que vão facilitar a sua locomoção.     

“Lúcio é um exemplo de resiliência, de força de vontade, de superação, um aluno muito querido e cheio de talento. Apresentamos o caso dele às secretarias e todas prontamente se dispuseram a ajudar. Será uma honra poder retribuir a dedicação que ele tem com o Liceu, a beleza que ele nos apresenta por meio dos desenhos e pinturas, e tudo que nos ensina através do seu olhar para o mundo apesar de todas as dificuldades”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Preparação – Lúcio está em Manaus desde segunda-feira (14/06), e foi atendido por uma equipe de profissionais formada por psicóloga, assistente social e fisioterapeuta. 

“A psicóloga ficou surpresa com o desempenho e força de vontade dele. Lúcio iniciou a fisioterapia no Centro de Reabilitação da PAM-Codajás e já está em avaliação para a escolha da prótese. Também foi cogitada a possibilidade de uma órtese para as mãos, com o intuito de adaptar melhor pincel, lápis e talheres”, conta Angelina Rodrigues, professora de Artes Visuais que o acompanha nesse período. Ela escreveu um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o estudo de caso sobre Lúcio.  

O jovem está otimista e acredita que o novo ciclo será importante também para o trabalho. “A prótese vai possibilitar a minha locomoção, vou ter mais independência até para trabalhar. Quero chegar ao impressionismo, levar meu nome para o mundo, ter meu trabalho reconhecido”, afirma. 

Trajetória – Filho de Maria Lúcia Santarém e caçula de 14 irmãos, Lúcio nasceu em Juruti (PA). Sua mãe é a maior incentivadora e venceu todas as barreiras para garantir que Lúcio tivesse a oportunidade de estudar. Durante muito tempo, dona Maria Lúcia acompanhou o filho nas aulas até ele criar a autonomia na hora dos estudos. Com muita dificuldade, ele concluiu o Ensino Médio. 

Desde criança demonstrava interesse pela arte. Ingressou no Liceu em 2016, no curso de Iniciação ao Desenho e Pintura, com o instrutor e artista visual Josinaldo Mattos. Sempre foi estimulado pelos professores e experimentou várias técnicas até encontrar a mais confortável à sua realidade. 

“Estou sempre no processo de aprendizagem. Domino as técnicas de pintura acrílica, stencil e desenho realista, gosto de fazer retratos e pinturas diversas, e também autorretratos”, comenta. 

No portfólio do artista, também estão algumas exposições. Em 2017, fez parte do Salão de Artes “Parintins Em Cores”, no Centro Social N. S. do Carmo; em 2018, esteve como convidado na coletiva “Amazonas Plural”, no Centro Cultural Usina Chaminé, em Manaus. No mesmo ano participou das mostras “O Ethos Social e Cultural da Família”, do coletivo Parintins em Cores; e “Geo+Metria”, com os alunos do curso de Iniciação ao Desenho e Pintura, do Liceu Parintins. 

Atualmente, Lúcio participa de palestras, ao lado de Josinaldo, para falar de que forma a arte mudou sua vida. Recentemente descobriu a paixão pela música e, com apoio dos integrantes da Banda Sinfônica do Liceu e baquetas adaptadas, aprendeu a tocar bateria. 

O jovem diz que espera motivar pessoas com deficiência. “Quero que essas pessoas enfrentem suas limitações, que não desistam de seus objetivos e mantenham a fé em Deus. A arte mudou minha vida, conquistei amigos, compartilho meu aprendizado com outros artistas. Estou conquistando meu espaço”, pontua.

Você pode gostar