Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas. Foto: Michael Dantas

Companhia de formação dos Corpos Artísticos do Amazonas, o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas (BECDA) foi criado em 2014, dentro da política de preparação, qualificação e profissionalização estadual. Tem como objetivo preparar jovens bailarinos entre 15 a 23 anos para o mercado da dança brasileira, além de endossar o aprimoramento técnico e artístico pela contínua exploração das múltiplas linguagens da Dança Contemporânea.

A companhia tem sete obras coreográficas em seu repertório: “Simplesmente Ernesto” (Monique Andrade), “Habitantes da noite” (Valdo Malaq), “Amantes e pagantes” (Wellington Alves), “Entre parenteses” (Rodrigo Vieira), “Pavana à Beça” (Adriana Goes), “Por um momento” (Adriana Goes) e “Plutão (Já foi planeta!)” (Rodrigo Vieira).

Desde 2015, o BECDA participa do Festival Amazonas de Ópera. Naquele ano fez parte do elenco de “Floresta do Amazonas” (Heitor Villa Lobos), com coreografia de André Duarte, e de “Carmem” (Suíte) (Rodion Shchedrin), com coreografia de Adriana Goes. Em 2016, esteve em “Onheama” (João Guilherme Ripper) e “Medée” (Luigi Cherubini), ambas com coreografia de Monique Andrade. Em 2017, participou de “Tannhäuser” (Richard Wagner), com coreografia de Tíndaro Silvano. Em 2018, de “Acis and Galatea” (Handel), também com coreografia Tíndaro.

Em 2017, o projeto “Alma de um poeta” foi contemplado pelo programa “O Boticário na Dança”. O projeto promove um tributo à literatura amazonense, por meio de criações em Dança Contemporânea inspiradas na obra de autores de renome do Estado. As montagens “Por um momento” e “Plutão (Já foi planeta!)”, baseadas na obra de Aníbal Beça, compõem o projeto.

Em 2018, o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas representou o Estado em Berlim, na Alemanha, em Gala Comemorativa realizada pela Escola Staatliche Balletschulle. Na ocasião, os bailarinos Remilton de Souza e Karla do Carmo apresentaram o Grand Pas de Deux do espetáculo “Plutão (Já foi planeta!)”.

Ensaios: Segunda a sexta-feira, das 15h30 às 18h30, no Teatro da Instalação.

INTEGRANTES
Direção Artística
Monique Andrade
Assistente de Coreografia/Ensaísta
Helen Rojas
Professor de ballet clássico/ensaísta
Rodrigo Vieira
Professora de dança contemporânea/ensaísta
Pammela Fernandes
Inspetora
Neia Rocha
Bailarinos
Beatriz Gonçalves, Brenda Lobato, Breno Furtado, Fernanda Bezerra, Flávia Ubukata, Israel Galdino, Leandro Andrade, Letícia Rodrigues, Karla Andressa, Mateus Frota, Frank Willan, Remilton Souza e Tainá Ausier