Home Notícias Centro Cultural dos Povos da Amazônia sedia ‘1º Encontro Estadual dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais do Amazonas’

Centro Cultural dos Povos da Amazônia sedia ‘1º Encontro Estadual dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais do Amazonas’

Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Foto: Michael Dantas/SEC

De 16 (terça-feira) a 18 (quinta-feira) de abril, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia – CCPA (Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, na avenida Silves, nº 2.222, Crespo, zona sul) sediará o “1º Encontro Estadual dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais do Amazonas”.

O evento, realizado pela Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), propõe um “Diálogo para novos rumos das políticas públicas aos Povos Indígenas e Populações Tradicionais”. O encontro reunirá as principais lideranças indígenas do Estado, bem como, os órgãos estaduais representativos da causa indígena e diversas autoridades.

Na abertura da programação, nesta terça-feira (16), às 9h, haverá apresentação do espetáculo “Cenas Amazônicas”, do Balé Folclórico do Amazonas. Na sequência, tem a Palestra Magna “Da economia de subsistência à negociação de excedentes”, proferida por representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam); pelo empreendedor Indígena, Obadias Sateré; e pelo secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior.

A programação prossegue com mesas redondas e grupos de trabalho sobre direitos e políticas públicas destinados aos povos indígenas. O evento será aberto ao público. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3090-6811 ou pelo e-mail gerenciatecnica@cultura.am.gov.br.

Sobre a Coipam – A Coordenação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam) tem como finalidade coordenar e representar os povos e organizações indígenas do Amazonas nas esferas estadual, nacional e internacional.

Com o objetivo de fortalecer a autonomia dos povos e organizações indígenas do Amazonas e fomentar o desenvolvimento das etnias, o evento busca estabelecer parcerias para a realização de programas e projetos economicamente sustentáveis, utilizando os saberes tradicionais e a tecnologia como base para o desenvolvimento dessas populações.

Sobre o CCPA – O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) é um espaço administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) que tem como finalidade pesquisar, valorizar, difundir as informações sobre os países da Amazônia Continental – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela e os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Brasileira ou Amazônia Legal. É um espaço que atende a diversos públicos sempre visando à disseminação de cultura e conhecimento.

Além de ter um calendário anual de eventos, funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, com visitação mediada por monitores culturais bilíngues, e recebe eventos institucionais diversos como congressos, conferências, reuniões, feiras, entre outros.