Um dos teatros de difusão administrados pela Secretaria de Estado de Cultura, o Cineteatro Aldemar Bonates está em funcionamento desde 20 de dezembro de 2012, com capacidade parareceber 160 pessoas. Apresenta sessões de cinema e espetáculos culturais de dança, teatro e música. A maioria das atividades é gratuita. Está localizado na zona Centro-Oeste da capital.

Foi implantado em uma das unidades do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Portanto, abriga também as aulas práticas do curso de teatro e apresentações dos alunos dos núcleos de música, teatro e dança de todas as unidades do Liceu. Também é cedido para atividades da comunidade.  

O nome do teatro é uma homenagem ao comediante Aldemar dos Santos Bonates que, em 1955, iniciou suas atividades artísticas ao conhecer o diretor e ator Américo Alvarez. Juntos, no Teatro Amazonas, participavam de shows, esquetes e de peças escritas por Américo, a maioria para o público infantil.

O ator – que ficou conhecido como “Pitomba”, seu personagem mais famoso – também foi autor, diretor, contrarregra, maquinista, figurinista, iluminador e maquiador.  

Cineteatro Aldemar Bonates. Foto: Michael Dantas.

ESPECTADORES DE EVENTOS NO LOCAL: Média de 8 mil ao ano

Funcionamento
De segunda a sábado, das 8h às 21h
Não é aberto para visitação

Endereço
Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou – Avenida Brasil s/ nº – Santo Antônio – Manaus/ AM

Contatos
E-mail: magdalena@cultura.am.gov.br
Telefones: (92) 3303-7210/ 3303-7209

Acessibilidade para deficientes físicos