CULTURADOAM

Pesquisar

Concerto de lançamento do Festival Amazonas Jazz ocorre nesta quinta com entrada gratuita

Arquivo/SEC

Clássicos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e de nomes de peso do jazz norte-americano farão parte do concerto “Memórias pro Futuro”, da Amazonas Band, que será realizado nesta quinta-feira (11), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, marcando o lançamento do 10º Festival Amazonas Jazz.

O evento, que é aberto ao público com entrada gratuita, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Responsável por incluir a capital amazonense no roteiro dos grandes eventos internacionais de jazz, o FAJ volta a integrar o calendário cultural do Estado em 2020. Para celebrar o retorno do festival, com o anúncio da programação, a Amazonas Band realizará uma retrospectiva da história do evento e seu importante legado artístico, além de projetar um pouco do que será visto no ano que vem.
O concerto ainda fará uma homenagem ao cantor e compositor João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, que faleceu no último sábado (6), aos 88 anos.

O concerto ainda fará uma homenagem ao cantor e compositor João Gilberto, considerado o pai da bossa nova, que faleceu no último sábado (6), aos 88 anos.

“A morte de João Gilberto, que ao lado de Tom Jobim e Vinicius de Moraes formava a grande tríade da bossa nova, marca o encerramento de uma era. Com a interpretação da canção ‘Chega de Saudade’, estaremos homenageando também um movimento que se tornou o mais influente da história da música popular brasileira, conhecido em todo o mundo”, destaca o regente titular da orquestra e diretor artístico do FAJ, maestro Rui Carvalho.

Sobre o FAJ – O Festival Amazonas Jazz tem por marca registrada reunir na capital amazonense grandes nomes do jazz contemporâneo, com a proposta de oferecer entretenimento e cultura em alto nível para a população. Além de apresentações variadas, o festival inclui uma programação acadêmica gratuita.

A décima edição ocorrerá de 21 a 29 de março do ano que vem e dará ênfase à diversidade, desde a influência norte-americana aos ritmos do Norte do Brasil e até a música escandinava. Estão previstos mais de 30 eventos em diversos locais da cidade e novidades que serão anunciadas no lançamento.

Você pode gostar