CULTURADOAM

Pesquisar

Governo do Amazonas inaugura academia ao ar livre no Parque Jefferson Péres

O Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), inaugurou, nesta sexta-feira (03/09), a academia ao ar livre no Parque Senador Jefferson Péres, localizado na avenida Lourenço da Silva Braga, Centro. O espaço fica aberto diariamente, das 6h às 22h.

O secretário em exercício na pasta de Cultura e Economia Criativa, Cândido Jeremias, destaca que, a partir de agora, a população ganha mais um benefício com a instalação de aparelhos de musculação e exercícios físicos.

“Essa já é a função natural do espaço, as pessoas vêm para caminhadas e, com a academia, o circuito gratuito fica completo para oferecer qualidade de vida para o público”, afirmou Jeremias. “Com a parceria da UGPE, vamos conseguir revitalizar os nossos parques urbanos e, com a flexibilização das atividades ao ar livre, voltar a oferecer programações, respeitando o cenário e os protocolos de segurança em saúde”, acrescentou.

O coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, reforça que a ação integra a proposta de manutenção dos parques urbanos Senador Jefferson Péres e Rio Negro, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+).

“Essa parceria cumpre a determinação do governo Wilson Lima, de dar prosseguimento às ações do Prosamin+, e melhorar ainda mais, para que a população de Manaus retome a utilização dos espaços revitalizados e aptos para o uso”, destacou Campêlo.

Público – O professor de Educação Física Gilberto Júnior comanda o projeto “Caminhada Orientada” no parque. Ele conta que as atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 6h às 10h e das 17h às 21h, com acesso gratuito.

“Nós utilizamos todos os espaços do parque e adaptamos os exercícios físicos para rampa, escadas e temos ainda o funcional. A academia veio para complementar esse trabalho e abrir um leque de possibilidades”, explicou o profissional. “Temos alunos de todas as idades, qualquer pessoa pode participar”.

Daniele Martins é representante de cosméticos e declara que o dia de trabalho só começa depois da atividade física no Parque Jefferson Péres. Ela é adepta da caminhada no local desde 2013.

“Com a academia ao ar livre vamos ter novas aulas adaptadas, que antes não tínhamos acesso”, comentou. “As nossas atividades no parque são importantes, não é só um exercício, construímos também uma amizade, é bom para quem tem ansiedade, depressão, esquecemos um pouco dos problemas”, disse Daniele.

A dona de casa Noraney Brito conta que é novata no grupo, chegou há um ano e três meses, depois que o Centro de Convivência Estadual do Idoso Aparecida fechou devido à pandemia de Covid-19.

“Passei a frequentar o espaço a convite de uma amiga e já trouxe a minha irmã. No primeiro dia de academia já percebemos a variedade que teremos acesso, estou bem animada, porque sou muito ativa com os meus 60 anos”, enfatizou a dona de casa.

Você pode gostar