CULTURADOAM

Pesquisar

Músico amazonense assina trilha sonora de espetáculo de Natal

César Lima assina a trilha sonora do espetáculo
Foto: Michael Dantas

Em cartaz até 23 de dezembro, no Teatro Amazonas, o espetáculo “Um Presente para o Natal” apresenta uma trilha sonora com a assinatura do músico amazonense César Lima. O repertório conta 18 músicas, sendo 13 composições autorais, entre elas os temas dos personagens principais, como “Chegada Sr. Meia Noite”, “Ana e o Sonho Mágico”, “Guardião do Tempo” e “Dança dos Duendes Operários”, executados pela Amazonas Filarmônica e Coral do Amazonas, com regência dos maestros Marcelo de Jesus e Otávio Simões.

César Lima destaca que é a primeira vez que monta uma setlist para o tradicional concerto natalino do Estado. Ele conta que já dividiu a trilha sonora do musical “Ceci e a Estrela”, em 2017, com outros compositores.

“É um espetáculo que requer muita responsabilidade para atender toda a magnitude que é o concerto de Natal. Eu aceitei o convite e entrei de cabeça neste desafio, estou muito feliz com o resultado”, comenta o músico. “Então eu posso dizer que é meu concerto de Natal em 100%, no qual pude compor, orquestrar e fazer os arranjos”.

No projeto, Lima teve a participação de Jr. Armstrong, que fez a transcrição dos arranjos para as partituras.

“A família Armstrong é parceira, eu sempre convido um deles para trabalhar comigo. Ter um grande músico da nossa terra, como o Júnior, me ajudando nos arranjos foi uma honra”, declara. “O Neto toca também guitarra e violão no concerto a meu convite. Ele é um showman no espetáculo, muita coisa que ele toca, eu compus e disse que era chegar e sentir a música”.

Produção – Segundo o compositor, o processo de criação iniciou em setembro, quando ele recebeu o convite do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.  

“O projeto pede dedicação e exclusividade, tanto pelo prazo quanto pela qualidade do material que você tem que fazer, pela quantidade de pessoas que temos que atender com a sua música dentro do espetáculo, uma orquestra, um coro, os solistas, que são os personagens principais, e o público”, afirma o artista. “Fazer parte dessa equipe é muito significante, principalmente por representar os compositores do Norte, por essa credibilidade. Para mim, é um dos eventos mais especiais e, com certeza, um dos mais felizes”.

Trajetória – César Lima tem 34 anos, é formado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com especialização em composição para cinema, jogos e produção musical.

Ex-aluno do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, o compositor iniciou a carreira como músico da Orquestra de Violões do Amazonas, em 2010, onde desenvolveu projetos de composição e arranjo. Ele tem ainda experiência como professor de Harmonia.

César Lima é ex-aluno do Liceu Claudio Santoro
Foto: Michael Dantas

“Comecei a trabalhar arranjos para violões e outras formações de grupos, ganhando mais experiências. Isso me ajudou muito e me deu segurança para encarar o concerto de Natal”, comenta o músico. “O que eu quero é que as pessoas assistam o espetáculo saibam que foi um compositor do Amazonas que fez a trilha sonora”.

Em 2012, Lima foi premiado no Festival da Canção de Itacoatiara. Como arranjador, participou de vários projetos, como “Amassunu”, Festival de Música do Amazonas e do musical “Os Saltimbancos”.

Já como compositor, realizou recentemente, no audiovisual e mídias interativas, trilhas sonoras e designer de som para longas e curtas-metragens.

Entre outros trabalhos, idealizou o The Roots VR, instrumentos Amazônicos dentro da realidade Virtual.

Programação – As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos, quando serão apresentadas em sessões às 11h e 19h.  No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

O agendamento para as sessões de 21 a 23 de dezembro estarão disponíveis na segunda-feira (20/12), no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Nos dias 19 e 23 de dezembro, as sessões vão ser transmitidas pelos canais da culturadoam no Facebook e Youtube. “Um Presente para o Natal” também vai ser exibido na TV Brasil, numa parceria com a TV Encontro das Águas, às 22h do dia 24 de dezembro e 3h30 e 12h do dia 25 de dezembro.

“O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” é uma programação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

Neste ano, a programação abrange também o Centro Cultural Palácio da Justiça, onde fica a Fábrica do Papai Noel, apresentações no Teatro da Instalação, além de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), bairros, parques de Manaus, centros de convivência e também municípios do Estado.

Para conferir toda a agenda, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

Você pode gostar