Piquenique no Jardim
Visitar um museu já é, por si só, encantador: permite conhecer sua arquitetura, a história de quem passou por lá, suas obras e exposições. Entretanto, existe um lugar maravilhoso que talvez poucos conhecem: o jardim.
Com a proposta de atender crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, nesse ambiente misterioso, cheio de fantasia e em contato com a natureza, o Projeto Educativo “Piquenique no Jardim” pretende, por meio de atividades recreativas e lúdicas, aguçar a imaginação dos pequenos.
- Contação de histórias e lendas amazônicas;
- Momento Meio Ambiente;
- Ouvindo os sons da natureza;
- Oficinas de brinquedos e artes;
- Visitação mediada no Espaço Cultural;
- Momento Cineminha;
- Explorando o acervo da Biblioteca Volante do Mania de Ler;
- Momento do lanche coletivo.
Espaços culturais sugeridos para receber o projeto educativo:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia
- Casa Museu Eduardo Ribeiro
O projeto foi idealizado pelo pedagogo Ricardo Lopes e tem a monitoria dos estagiários Eudison Matos, Caio Lacerda e Camila Sarrazin.
Concertos Didáticos
O Projeto Educativo “Concertos Didáticos” possibilita a aproximação de crianças e adolescentes com o universo da música sinfônica, incentivando a formação do gosto musical. Por meio de um trabalho que estimule sua criatividade e aprimore sua capacidade crítica, apresentamos aos alunos e professores a formação e funcionamento de uma orquestra, a função do regente, dos músicos e a descoberta das possibilidades de cada instrumento.
O projeto é divido em duas etapas:
- Visita do Maestro e dos Músicos na Escola;
- Visita da Escola ao Teatro Amazonas para assistir à Amazonas Filarmônica.
O projeto foi idealizado pelo pedagogo Ricardo Lopes e pelo maestro Marcelo de Jesus e tem a monitoria dos estagiários Eudison Matos, Caio Lacerda e Camila Sarrazin.
Tocou o sino! Vamos para o Merenda Cultural?
O Projeto Merenda Cultural é uma ação desenvolvida durante o intervalo das aulas nas escolas. Dança e música são as expressões artísticas apresentadas nesta fase do projeto, que visa contribuir para a ampliação do repertório cultural de alunos e demais profissionais da educação.
Escolas interessadas em receber o projeto educativo devem entrar em contato com o Núcleo de Arte e Educação, disponibilizando o espaço para a apresentação e equipamento de sonorização (caixa de som e microfone).
O projeto foi idealizado pela Diretoria de Eventos e tem a coordenação do pedagogo Ricardo Lopes e monitoria dos estagiários Eudison Matos, Caio Lacerda e Camila Sarrazin.
Vamos brincar?
O Projeto Educativo “É Hora de Brincar” surgiu com a proposta de resgatar as brincadeiras populares e aproximar a família e comunidade.
Tendo por base o desenvolvimento da criança como um processo de construção social e cultural, o projeto tem por finalidade oportunizar situações e condições que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.
Direcionado ao público de 4 a 12 anos, o “É Hora de Brincar” tem como objetivo proporcionar situações onde a criança aprenda brincando, com auxílio de seu responsável e apoio de monitores.
- Brincadeiras populares (pula-corda, amarelinha, cabo de guerra, barra-bandeira, entres outras)
- Teatro de fantoches
- Oficina de desenhos e pintura
- Mediações de leitura
- Momento musical
- Visitação mediada a Espaço Cultural
- Contacte Guri
- Concerto para bebês
Espaços culturais sugeridos:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia
- Casa Cultural Usina Chaminé
- Palacete Provincial
O projeto foi idealizado pelo pedagogo Ricardo Lopes e tem a monitoria dos estagiários Eudison Matos, Caio Lacerda e Camila Sarrazin.
Escolas e grupos interessados em participar em algum desses projetos educativos podem realizar agendamento pelo telefone (92) 3215-4622 ou pelos e-mails: cpedagogica@cultura.am.gov.br e cpedagogicasec@gmail.com.