O grupo foi criado em 2002, composto por músicos que integravam a Orquestra Amazonas Filarmônica, com o objetivo de inovar na prática musical do Estado, executando obras do barroco à contemporaneidade.

Na trajetória do grupo destaca-se o repertório integral da música de câmara de Claudio Santoro, com a inédita “Sinfonia nº 1” e “One Minute Play”; inúmeras estreias nacionais e internacionais, como “DJPO” (Edmundo Villani-Cortês), “Sinfonia nº 2 – Paisagens Verdes” (Harry Crowl) e Shotaskovichiana” (André Mehmari), especialmente compostas para o grupo; e ainda “Quatro Estações: Recompostas” (Max Richter).

Com uma atuação versátil e diferenciada, a Orquestra de Câmara do Amazonas também realiza crossovers com diversas manifestações e linguagens artísticas, dentre as quais, “A Night at the Opera” e “O Sol Nascente”, apresentando ao público uma programação diversificada, que inclui trilhas sonoras de filmes como “Drácula” e “As Horas”.

Anualmente, o grupo participa do Festival Amazonas de Ópera. Na 21ª edição do evento, realizada em 2018, foi responsável por executar a Ópera Barroca “Acis and Galatea”, de Georg Friedrich Händel; e a versão pocket de “Dessana Dessana”, de Adelson Santos. Também em 2018, apresentou o concerto “bjÖrkCA”, sobre a cantora islandesa Björk, com participação da soprano paulista Manuela Freua, dentro da programação da quarta edição da série “Encontro das águas”.

Ensaios: Segunda, terça e quarta, das 19h às 22h, no Centro Cultural do Palácio da Justiça.

INTEGRANTES

Diretor Artístico e Regente Titular
Marcelo de Jesus

Violinos