Home Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas

Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas

A SEC

Levar a cultura a todos os cidadãos amazonenses é o grande foco da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). O órgão foi criado em 1997, com a missão de planejar, elaborar, executar e acompanhar políticas culturais e artísticas, assim como a defesa e preservação do patrimônio cultural, na capital e no interior do Amazonas.

A SEC tem como objetivos principais valorizar, formatar e difundir as manifestações culturais e artísticas da região, oferecendo mecanismos e meios para os agentes, produtores e artistas de modo geral.

Entre os grandes eventos executados pela SEC no Estado estão: Festival Amazonas de Ópera (FAO), Carnaval, Carnaboi, Festival Folclórico do Amazonas e Concerto de Natal.

SECRETÁRIO – MARCOS APOLO MUNIZ

Marcos Apolo Muniz

Graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Gestão e Produção de Eventos, Marcos Apolo Muniz trabalhou na Secretaria de Estado de Cultura (SEC) de 1998 a 2012, coordenando grandes eventos da pasta, como o Festival de Ópera e o Glorioso – Concerto de Natal. Assinou, juntamente com a D5 Produções, o projeto arquitetônico e de adequações técnicas do Teatro Tereza D’Ávila, em Lorena (SP), e também foi responsável pela cenografia das óperas I Puritani, Lucia di Lammermoor e Medée. Ator, humorista e animador cultural, acredita no poder de transformação social da arte.

SECRETÁRIO EXECUTIVO – CÂNDIDO JEREMIAS CUMARU NETO

Cândido Jeremias Cumaru Neto

Graduado em Administração, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural e em Gestão e Estratégia Empresarial. Começou sua carreira profissional como estagiário no Teatro Amazonas, onde foi promovido a Gerente, passando por todos os setores do teatro e em 2019 assumiu o cargo de Diretor do espaço.

Já trabalhou em diversas produções culturais na cidade de Manaus e no interior do estado Amazonas, como o Festival Folclórico de Parintins, Ciranda de Manacapuru, Shows, Réveillon da Cidade de Manaus, Carnaboi, Carnaval, Concerto de Natal, Festivais de Ópera, Música, Cinema, Teatro, Dança, Jazz, entre outros. É um dos idealizadores do projeto ao público infantil “Feirinha – Arte, Cultura e Diversão”.