CULTURADOAM

Pesquisar

Projeto ‘Praças Limpas’ realiza manutenção no Parque Jefferson Péres

Na quarta-feira (09/06), o projeto “Praças Limpas” realizou manutenção do Parque Jefferson Peres, localizado no Centro de Manaus, com roçagem e limpeza de detritos do igarapé. O projeto faz parte do programa “Trabalhando pela Liberdade”, realizado em uma parceria entre as secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Administração Penitenciária (SEAP), com 36 apenados do regime semiaberto, que se dividem entre as praças e parques administrados pelo Estado. 

“Na quarta, a equipe trabalhou na poda das árvores e capinando o terreno, removendo mato e também lixo deixado no local. Lixo e detritos também foram retirados do igarapé que atravessa o Parque Jefferson Péres, que se acumularam devido à cheia dos rios”, explica Candido Jeremias, secretário executivo da pasta de Cultura e Economia Criativa.

A parceria entre as pastas viabiliza serviços de limpeza e conservação do Largo de São Sebastião, Parque Jefferson Péres, Praça Heliodoro Balbi (da Polícia) e Praça Antônio Bittencourt (do Congresso) e também na ex-Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro; e Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo. 

Trabalhando pela Liberdade – No projeto “Trabalhando a Liberdade”, os apenados trabalham em expediente de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira, que ao final será convertido em redução de pena. Todos usam tornozeleira eletrônica, conforme determinado para quem cumpre o regime semiaberto. Em seguida, os integrantes retornam para casa.

Além de gerar economia para os cofres públicos, o projeto oferece uma chance de recomeço e ressocialização aos apenados, com uma atividade remunerada e benefícios de alimentação e vale-transporte.

Você pode gostar