CULTURADOAM

Pesquisar

Projeto que retrata Parintins em aquarela recebe apoio do Governo do Amazonas

Com informações da assessoria

Desenhos em aquarela, que retratam o município de Parintins, estão sendo produzidos pelo artista Junior Fuziel. O projeto “Parintins em Aquarela” recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e utiliza cenas narradas por escritores e poetas sobre a Ilha Tupinambarana.

Contemplado pelo edital do Prêmio Amazonas Criativo, o projeto trabalha oito obras em tons monocromáticos, produzidas em uma folha de compensado no tamanho de 1,10 por 2 metros. 

De acordo com Fuziel, o processo produtivo está intimamente ligado à literatura do Estado. 

“O projeto já está em execução com a preparação das peças e, ao mesmo tempo, estou nas partes de pesquisa e leituras de como “Órfãos das Águas” e “O Andaluz”, de Wilson Nogueira; “Cinzas do Norte”, de Milton Hatoum, “O Magnífico Folclore”, de Tonzinho Saunier. Além disso, também estou selecionando algumas músicas de Fred Góes para construir esse trabalho”, detalhou o artista.

O projeto, intitulado “Parintins em Aquarela”, foi contemplado no Prêmio Amazonas Criativo, por meio da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e também da Prefeitura de Parintins.

Exposição – As obras do desenhista Junior Fuziel ficarão em exposição no Mercado Municipal Leopoldo Neves, em Parintins, com data prevista para 23 de abril.

Fuziel espera surpreender o público. “A expectativa é a melhor possível, pois a felicidade em ter uma exposição com base em obras de grandes escritores ou poetas é de uma responsabilidade muito grande. O desafio é ainda maior, mas cada obra tem sua essência. E cada uma delas será feita com um carinho especial”, reitera.

Trajetória – Natural de Parintins, o desenhista Junior Fuziel iniciou a trajetória sendo do curso de Artes Plásticas na Casa Acolhida, de 2001 a 2002.

O artista também estudou Desenho Artístico no Liceu de Artes Cláudio Santoro de 2015 a 2016. Em 2021, Fuziel participou de outros projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc e da Exposição Amores da Floresta. 

Atualmente Fuziel faz parte do time de desenhistas do Boi Caprichoso no Conselho de Artes, grupo responsável por organizar as apresentações do bumbá no Festival Folclórico de Parintins.

Você pode gostar