CULTURADOAM

Pesquisar

SEC apresenta álbum visual, exibição de filme e concerto com maestro convidado no Teatro Amazonas, nesta semana

Maestro Helder Trefzger. Foto: Divulgação

O Teatro Amazonas apresenta uma programação diversa para esta semana, com entrada gratuita. Entre os eventos está a exibição do álbum visual “Humus” e do filme “A Selva”, além de um concerto com a Amazonas Filarmônica e o maestro convidado Helder Trefzger. Confira a programação:

“Húmus” – A Banda República Popular apresenta o álbum visual “Húmus”, no Teatro Amazonas, nesta terça-feira (27/08), às 20h. De acordo com o grupo, o álbum traz a união das realidades distintas do Amazonas, juntando as diferentes perspectivas que existem em Manaus. A entrada é gratuita e a classificação é para 16 anos.

O evento contará com a fala dos realizadores da produção audiovisual: o diretor e roteirista Matheus Mota e o diretor de fotografia e editor Henrique Saunier Michiles, e também dos membros da banda: Viktor Judah (bateria e vocal) e Sérgio Leônidas (vocal e baixo). A banda ainda é formada por Vinítius Salomão (vocal e bateria), Igor Lobo (vocal e violão).

“O Húmus visualmente foi concebido como uma carta de amor à cidade de Manaus, a nossa cultura popular e aos amazônidas, aos indígenas, aos ribeirinhos e aos que vivem nas cidades”, afirma Matheus Mota, diretor e roteirista do álbum visual. “Precisávamos trazer toda essência experimental e conceitual do álbum musical para vários visuais que se integrassem perfeitamente”, conclui.

A fotografia e edição do álbum visual ficaram a cargo de Henrique Saunier Michiles, que assina o roteiro junto com Matheus Mota, repetindo a parceria com a banda desde o videoclipe Somo2 (2018).

“A Selva” – O filme “A Selva”, que tem roteiro e direção do escritor  Márcio Souza, será exibido no Teatro Amazonas, nesta quarta-feira (28/08), às 20h. O evento faz parte do projeto cultural “Mostra de Cineastas do Amazonas”, da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC), com intuito de valorizar a produção artística e cinematográfica amazonense.

O longa, lançado nos anos 70, é uma adaptação do romance homônimo do escritor Ferreira de Castro e conta a história do português Alberto que, após participar de uma revolução em Portugal, foge para Belém do Pará. Entregue por um tio aos cuidados de um arregimentador nordestino de seringueiros, Alberto vai parar no seringal “Paraíso”, às margens do Rio Madeira, e entra em contato com a realidade amazônica.

“O longa será exibido em sua versão completa, sem os cortes que sofreu da censura na época da ditadura militar. O filme conta uma história de um perseguido político que muda inteiramente de posição ao entrar em contato com outra realidade”, destaca Márcio Souza.

A entrada é gratuita e a classificação é indicativa é  para 18 anos.

“Helder Trefzger e Amazonas Filarmônica” – Na quinta-feira (29/08), às 20h, a Amazonas Filarmônica recebe o maestro o Helder Trefzger para um concerto no Teatro Amazonas. Fazem parte do repertório obras de Nikolai Rimsky-Korsakov, como “A Grande Páscoa Russa: abertura sobre temas litúrgicos”; Jean Sibelius, como o “Concerto para violino em ré menor”; e Pyotr Ilyich Tchaikovsky, “Sinfonia n.5 em mi menor”. O concerto em entrada gratuita e classificação livre.

Trefzger é atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo. É mestre e bacharel em Música e estudou nas universidades federais do Rio de Janeiro e Minas Gerais (UFRJ e UFMG) , além da Universidade de Brasília (UnB). Teve aulas complementares com professores do Conservatório de Moscou, da Manhattan School of Music, e da Arts Academy – Istituzione Sinfonica di Roma. Como principais professores, Trefzger estudou com o maestro e compositor Cláudio Santoro, além dos maestros David Machado e Roberto Duarte.

Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, além de orquestras de países como Itália, Portugal, Polônia, Montenegro, México, Chile, Bolívia, Paraguai e Bulgária. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil.

Você pode gostar