CULTURADOAM

Pesquisar

Balé Folclórico apresenta ‘Dançando Nossos Compositores’ no Teatro da Instalação

Balé Folclórico do Amazonas
Foto: Roberto Carlos/ Secom

O Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo “Dançando Nossos Compositores” nesta sexta-feira (25/09) e no sábado (26/09), às 19h, no palco do Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, no Centro).  O acesso é gratuito, por meio de agendamento de vaga no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br).

Segundo a diretora Conceição Sousa, durante 40 minutos, o público vai acompanhar composições de artistas que imprimem, de forma lírica, o sentimento, a audácia, o caráter e o temperamento do povo amazonense. No repertório, estão nomes como Raízes Caboclas, Celdo Braga, Antônio Pereira, Sidney Rezende, Aníbal Beça, entre outros.

“Houve a preocupação de utilizarmos somente cantores e compositores da nossa terra, por isso o espetáculo recebe esse nome”, afirma Conceição. “Nossa proposta é resgatar as composições de amazonenses, que, de forma lírica, despertam os sentimentos da população”.

Conceição explica que a montagem aconteceu a partir de uma mesclagem de pequenas cenas coreográficas, que já estavam sendo trabalhadas desde o início do ano. Segundo ela, o balé entra em cena com 17 bailarinos, com o cuidado de dividi-los em grupos menores para evitar aglomeração.

“Além do maître, Eduardo Amaral, os bailarinos, dentro dos grupos, se revezam para que as aulas de balé clássico contemporâneo, dança de salão, indiana, entre outros, ocorram de forma alternada, durante a semana, para o bom desenvolvimento técnico do balé em cena”, conta a diretora. “Dividimos os bailarinos em dois grupos, para trabalharem em salas separadas, com todos os cuidados necessários, visando a saúde de todos nesse momento que estamos passando”.

Além de Conceição Sousa, que assina direção artística, composição, roteiro e pesquisa musical, o Balé Folclórico do Amazonas conta com coreografias de Eduardo Amaral, Conceição Sousa, Felipe Cassiano, Magda Carvalho, Branco Souza, e tem ainda como ensaísta o bailarino Rodrigo Collares.

Protocolos – O Teatro da Instalação adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local. O uso de máscara é obrigatório.

A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata, e não é permitida a permanência do público nos corredores do espaço.

Você pode gostar