CULTURADOAM

Pesquisar

Centro Cultural Usina Chaminé

Funcionamento 

Temporariamente indisponível para visitação

Segunda a sexta-feira – 9h às 17h

Endereço

Avenida Manaus Moderna, s/n – Centro – Manaus/AM

Contatos

E-mail: usinachamine@cultura.am.gov.br

Telefone: (92) 3633-3026

O prédio do Centro Cultural Usina Chaminé foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manaós Improvements, concessionária de serviços de saneamento, com a finalidade de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade. Em 1988, a edificação foi tombada como monumento histórico do Amazonas e, em 1993, reformada, passando a funcionar como Centro de Artes Chaminé, abrigando ainda a Pinacoteca do Estado. 

Com características neo-renascentistas, o espaço possui uma chaminé de 24 metros construída com tijolos compactos refratários, coroada por um chapecó em ferro moldado. Em 2002, o prédio recebeu nova reforma, passando a se chamar Usina Chaminé, sendo reaberto como uma das ações do Programa de Preservação da Natureza da Memória Cultural e Histórica do Amazonas.

O Usina Chaminé contempla sala de ensaio do Balé Folclórico do Amazonas, Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça, sala Jerusa Mustafa, destinada a exposições de artes visuais itinerantes, além de uma reserva técnica e exposição de artefatos arqueológicos.