CULTURADOAM

Pesquisar

Museu do Crime

Funcionamento

Segunda-feira a sábado (exceto às terças), das 9h às 15h.

Endereço

Avenida Eduardo Ribeiro, 833 – Centro – Manaus/AM  

Contatos

E-mail: adm.ccpj@cultura.am.gov.br

Tel: (92) 3248-1844

Acessibilidade para deficiente físico.

O Museu expressa, por meio de objetos e histórias, a relevância que o Poder Judiciário do Amazonas representa para a sociedade, além de promover uma maior aproximação com o público. O espaço proporciona uma viagem às histórias e casos jurídicos ocorridos na cidade de Manaus, muitos com repercussão nacional e internacional. 

Longe de ser um ambiente frio, o museu, fundado em 2014, tornou-se um dos grandes atrativos turísticos, despertando a curiosidade e a atenção dos visitantes, além de uma mistura de sentimentos como surpresa, medo e paixão pela história.

Inicialmente localizado no Tribunal de Justiça, na avenida André Araújo, Aleixo, foi transferido, em 2015, para o Centro Cultural Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro, e hoje opera sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura. O local é aberto ao público para visitação.

Denominado como “Sala dos Crimes”, o espaço do Museu abriga objetos que foram usados para cometer crimes, como armas, motosserra, duplicadora de DVD, caça-níquel, balaclavas e máscaras. Os itens fizeram parte de processos criminais. 

Em outro local do Museu foi criado um Tribunal do Júri similar ao do Tribunal de Justiça, onde eram julgados os crimes contra a vida, pelo Conselho de Sentença. Nele é possível entender como funciona o Tribunal do Júri, a função de cada participante e a ordem do julgamento.