Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin

Serviços

Atendimento por bibliotecário, acompanhamento por auxiliar de biblioteca, consulta ao acervo e visita à galeria.

Espectadores/ Visitantes

Cerca de 300 ao ano

Rua da Instalação, nº 70, Centro – Casa da Cultura do Amazonas

E-mail: casacultura@culturamazonas.am.gov.br

A Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin foi inaugurada em novembro de 2001 e está instalada no 1º andar do prédio da Casa da Cultura, edifício totalmente restaurado pelo Governo do Estado do Amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque.

A biblioteca tem como função principal servir de suporte aos estudos e pesquisas da comunidade no geral e auxiliar os professores das escolas municipais, públicas, particulares e universidades.

O acervo é composto por mais de 15 mil livros: didáticos, paradidáticos, referência, revistas, folhetos, artigos de jornais e revistas, que facilita nas consultas dos alunos no ensino fundamental (5ª a 8ª série), do ensino médio e superior.

O local ainda funciona agregado a Galeria de Arte Álvaro Páscoa e o Espaço Maestro Nivaldo Santiago, que recebe os integrantes do Coral do Amazonas para estudos e ensaios. A Galeria Álvaro Páscoa mantém, permanentemente, a Exposição Didacta História da Arte – Da Antiguidade à Arte Pop, composta de 77 reproduções, sendo 64 pinturas e 13 esculturas das obras de arte dos maiores expoentes da pintura universal.

A biblioteca faz homenagem ao padre Agostinho Caballero Martin “educador de um século”, segundo João Chrisóstomo de Oliveira, que chegou a Manaus em 1921, como salesiano a serviço do Colégio Dom Bosco. Por várias vezes, viajou em missão para o sul do País, na defesa dos interesses da educação em Manaus.