Seja muito bem vindo ao Sistema de agendamento de grupo, após seu cadastro você poderá solicitar o espaço cultural que deseja visitar bem como optar, caso necessário, que junto a visita seja desenvolvido um dos nossos projetos educativos.
O Setor é responsável pelo agendamento das visitas educativas de Instituições de Ensino das esferas pública, privada e organizações sociais do Estado, que desejam conhecer os Equipamentos Culturais administrados por esta Secretaria.
As visitas educativas voltadas para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, podem ser solicitadas para que ocorram junto com os Projetos Educativos criados por este setor. Com o objetivo promover uma experiência lúdico-pedagógica as atividades desenvolvidas nesta ação dialogam com os temas de Educação Patrimonial, Cultura e Arte.
Projetos Educativos
1. Piquenique no Jardim
O grupo escolar é recebido no jardim do espaço cultural para iniciar as atividades da visita educativa. Seguindo um roteiro a equipe da CAE após realizar a recepção do público, direciona a turma para conhecer as dependências do centro cultural e ao retornarem ao jardim, são desenvolvidas as atividades educativas e recreativas:
- Contação de histórias e Lendas Amazônicas;
- Brincadeiras populares;
- Momento Meio Ambiente;
- Cineminha;
- Oficina de arte;
- Momento do lanche coletivo.
Espaços culturais sugeridos:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro;
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem a monitoria da equipe de estagiários.
2. Projeto “É hora de brincar”
O Projeto Educativo “É Hora de Brincar” surgiu com a proposta de resgatar as brincadeiras populares e aproximar a família e comunidade.
Tendo por base o desenvolvimento da criança como um processo de construção social e cultural, o projeto tem por finalidade oportunizar situações e condições que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.
Direcionado ao público de 4 a 12 anos, o “É Hora de Brincar” tem como objetivo proporcionar situações onde a criança aprenda brincando, com auxílio de seu responsável e apoio de monitores.
- Brincadeiras populares (pula-corda, amarelinha, cabo de guerra, barra-bandeira, entres outras);
- Oficina de desenhos e pintura;
- Mediações de leitura e contação de histórias;
- Momento musical.
Espaços culturais sugeridos:
- Centro Cultural Palácio Rio Negro;
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia;
- Casa Cultural Usina Chaminé;
- Palacete Provincial.
O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem a monitoria da equipe de estagiários.
Escolas e grupos comunitários interessados em solicitar algum desses projetos educativos, entrar em contato por telefone (92) 3215-4622 ou pelos e-mails: central.ae@cultura.am.gov.br e cpedagogicasec@gmail.com .