Click to listen highlighted text!

CULTURADOAM

Central de Arte e Educação

Seja muito bem vindo ao Sistema de agendamento de grupo, após seu cadastro você poderá solicitar o espaço cultural que deseja visitar bem como optar, caso necessário, que junto a visita seja desenvolvido um dos nossos projetos educativos. 

O Setor é responsável pelo agendamento das visitas educativas de Instituições de Ensino das esferas pública, privada e organizações sociais do Estado, que desejam conhecer os Equipamentos Culturais administrados por esta Secretaria.

As visitas educativas voltadas para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, podem ser solicitadas para que ocorram junto com os Projetos Educativos criados por este setor. Com o objetivo promover uma experiência lúdico-pedagógica as atividades desenvolvidas nesta ação dialogam com os temas de Educação Patrimonial, Cultura e Arte.  

Projetos Educativos

1.    Piquenique no Jardim

O grupo escolar é recebido no jardim do espaço cultural para iniciar as atividades da visita educativa. Seguindo um roteiro a equipe da CAE após realizar a recepção do público, direciona a turma para conhecer as dependências do centro cultural e ao retornarem ao jardim, são desenvolvidas as atividades educativas e recreativas:        

  • Contação de histórias e Lendas Amazônicas;
  • Brincadeiras populares;
  • Momento Meio Ambiente;
  • Cineminha;
  • Oficina de arte;
  • Momento do lanche coletivo.

Espaços culturais sugeridos:

  • Centro Cultural Palácio Rio Negro;
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem a monitoria da equipe de estagiários.

2.    Projeto “É hora de brincar”

O Projeto Educativo “É Hora de Brincar” surgiu com a proposta de resgatar as brincadeiras populares e aproximar a família e comunidade.

Tendo por base o desenvolvimento da criança como um processo de construção social e cultural, o projeto tem por finalidade oportunizar situações e condições que estimulem o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.

Direcionado ao público de 4 a 12 anos, o “É Hora de Brincar” tem como objetivo proporcionar situações onde a criança aprenda brincando, com auxílio de seu responsável e apoio de monitores.

  • Brincadeiras populares (pula-corda, amarelinha, cabo de guerra, barra-bandeira, entres outras);
  • Oficina de desenhos e pintura;
  • Mediações de leitura e contação de histórias;
  • Momento musical.

Espaços culturais sugeridos:

  • Centro Cultural Palácio Rio Negro;
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia;
  • Casa Cultural Usina Chaminé;
  • Palacete Provincial.

O projeto foi idealizado pelo Pedagogo e Arte Educador, Ricardo Lopes, e tem a monitoria da equipe de estagiários.

Escolas e grupos comunitários interessados em solicitar algum desses projetos educativos, entrar em contato por telefone (92) 3215-4622 ou pelos e-mails: central.ae@cultura.am.gov.br e cpedagogicasec@gmail.com .

Click to listen highlighted text!