CULTURADOAM

Pesquisar

Cineteatro Guarany

Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Endereço

Villa Ninita, anexo ao Palácio Rio Negro – Avenida Sete de Setembro, 1546 – Centro – Manaus/AM

Contatos

E-mail: dcculturais@cultura.am.gov.br / dtdifusao@gmail.com 

Telefone: (92) 3622-2224 ramais 2523 / 2589

O Cineteatro Guarany foi inaugurado em novembro de 1999, com o objetivo de abrigar shows e espetáculos de pequeno porte, assim como sessões de cinema.

Armandinho Lucena realizou o espetáculo inaugural do cineteatro, que também atendia aos eventos do Centro Cultural Palácio Rio Negro. O espaço foi palco de diversas estreias de filmes e documentários amazonenses, assim como mostras nacionais e internacionais, conferências, oficinas de trabalho artístico, debates, palestras e ensaios.

Em 2018, recebeu a Mostra de Cineteatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. Foi a primeira vez que os títulos “Boca de Ouro”, “Cacilda!” e a websérie “Bacantes” foram apresentados em vídeo na capital amazonense.

Seu nome é uma homenagem ao Cineteatro Guarany, famoso cinema que realizava projeção de filmes de grande expressão na cidade de Manaus, no século 20. O projeto cênico, inspirado na antiga casa de cinema, é assinado pelo administrador cultural, diretor e autor de textos teatrais Sérgio Cardoso. O espaço é composto por 94 lugares.