Na última segunda-feira (23/8), um grupo de 29 estagiários e servidores dos espaços culturais administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebeu certificados de conclusão do Curso de Capacitação para Condutores Culturais, promovido pela secretaria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (Senac-AM).
Na ocasião, Candido Jeremias, secretário executivo da pasta, destacou a importância de proporcionar conhecimento na área cultural aos estudantes.
“Queremos trazer oportunidades aos estudantes, para que eles possam aprender cada vez mais a parte histórica de cada patrimônio cultural que temos na nossa cidade e no nosso Estado.”
Ellen Castro, gerente da divisão de educação profissional do Senac, falou sobre a importância da educação para o trabalho na cidade de Manaus.
“Educar para o trabalho numa cidade rica, de tanta nobreza como esse espaço em que nós estamos é um privilégio e fundamental. Temos uma riqueza e uma possibilidade enorme de ser uma referência na região Norte, um potencial indiscutível”, disse.
A diretora do Teatro Amazonas, Sigrid Cetraro, destacou os avanços da Secretaria, incluindo a qualificação dos estagiários.
“Nos últimos quase três anos, a Secretaria vem caminhando a passos largos, avançando em muitas frentes. Modernização dos sistemas, capacitações para servidores e estagiários, planejamentos para as comemorações dos 125 anos do Teatro Amazonas e uma série de ações que fazem com que a cultura e a economia criativa cresçam no Estado”.
Amanda Silva, estagiária do Palacete Provincial, foi uma das contempladas com o certificado de condutora cultural e agradeceu a oportunidade.
“A proposta do curso foi excelente por ser voltado para os funcionários que atuam nos espaços culturais de Manaus. Assim, ficamos devidamente capacitados para melhor atender ao público visitante”.