Nesta segunda-feira (4/10), artistas do Amazon Master Circus, localizado na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, centro-sul, se apresentaram para uma plateia de estudantes, no 1º Festival de Circo do Amazonas, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Foi a primeira apresentação realizada nos circos de Manaus pela programação do evento, que vai até o dia 7 de outubro.
Com números de palhaçaria, malabares, equilibrismo, tecido acrobático, os artistas encantaram os mais de 50 alunos da Escola Estadual Santana, do bairro Aleixo. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, afirmou que um dos objetivos é incentivar o público a conhecer a arte circense.
“Saber que muitos jovens estão conhecendo pela primeira vez o que é uma apresentação do circo, cumpre uma das nossas missões deste festival, que é perpetuar e comemorar como artes circenses com o público”, ressaltou o secretário.
O administrador do Amazonas Mestre Circo, Leomar Galvão, afirma que o circo, uma decorrência da família de seu pai, está em atividade no Amazonas há cerca de 20 anos, dois apenas na capital. “Em todo o meu tempo de circo nunca vi um festival para a categoria, ou o circo ser reconhecido dessa forma. O benefício é tanto para nós artistas, que nos sentimos valorizados, como para o público, que tem mais um atrativo na programação cultural da cidade ”.
Um dos mais aplaudidos no palco, o malabarista Ralf Júnior, que atua no circo há 27 anos, ressaltou que o festival é uma grande oportunidade para os artistas circenses. “Já participei de alguns festivais do circo no sul e sudeste do país, mas aqui é uma primeira vez. É uma grande chance para mostrarmos nosso trabalho ao público, e também de atrair esse público aos circos.
Nesta terça-feira (5/10), a partir das 9h, o Festival de Circo do Amazonas continua a programação, desta vez no Ramito Circo, localizado no estacionamento do Shopping Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte. O espetáculo será da Associação dos Artistas Circenses.
Para participar das apresentações e oficinas, o público deve apresentar uma carteira de vacinação com duas doses, ou dentro do intervalo para a aplicação da segunda dose. Os locais também permitirão a entrada de até 75% da capacidade do espaço, conforme decreto do Governo do Amazonas.
Confira a restante da programação:
Apresentações
5 de outubro (terça-feira), das 9h às 11h
O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses
Local: Ramito Circo, sem estacionamento do Shopping Via Norte, avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, 3.760, bairro Monte das Oliveiras
6 de outubro (quarta-feira), das 9h às 11h
O quê: Show da Associação dos Artistas Circenses
Local: Ramito Circo
7 de outubro (quinta-feira)
Das 9h às 11h
O quê: Artistas do Circo Ramito Local: Ramito Circo
20h
O quê: Encerramento com o grupo Cacompanhia
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, Centro
Necessário agendamento pelo Portal da Cultura ( cultura.am.gov.br )
Oficinas (inscrições encerradas)
5 de outubro (terça-feira), das 14h às 17h
O quê: Oficina de Lira, com Francine Marie
Local: Centro Cultural Barravento – avenida Jonathas Pedrosa, nº 1166, Praça 14 de Janeiro
6 de outubro (quarta-feira), das 14h às 17h
O quê: Oficina de Handstand, com Jean Winder
Local: Centro Cultural Barravento
FOTOS : Márcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa