CULTURADOAM

Pesquisar

Circuito LPG: O fim de semana traz música, roda de capoeira e lançamento de documentário para o público

Projetos contemplados por editais executados pelo Governo do Amazonas apresentam resultados práticos

Em fase de execução, diversos projetos da Lei Paulo Gustavo, contemplados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ocupam espaços culturais em vários locais da cidade. De sexta-feira a domingo (13 a 15/12), destacam-se o lançamento de um documentário no Salão Nobre do Palácio Rio Negro, exibição de filmes no Cine Carmen Miranda, além de rodas de capoeira e muito samba de roda, reforçando a participação da comunidade para fortalecer a continuidade e a transmissão das tradições culturais.

Livro e Documentário

Nesta sexta-feira (13/12), às 19h, acontece o lançamento do documentário “Coracy, Edu e Dudu – Uma História que Deu Samba”, no salão nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro. No mesmo evento acontece também o lançamento do livro de mesmo nome. O livro é um projeto aprovado dentro da Lei Paulo Gustavo, de Chamamento Público de Fomento às Artes e Cultura. Já o documentário de 25 minutos, é um projeto aprovado pelo Edital Nº 01/2023, da Lei Paulo Gustavo de chamamento público para Ações na Área do Audiovisual, ambos os editais foram executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.

Cinema e pipoca

Nesta sexta-feira e no sábado (13 e 14/12), o Cine Carmen Miranda, localizado na Praça do Congresso, nº 10, no Centro, apresenta uma programação
especial, a partir das 17h. Na sexta, chegou a hora do susto, com a exibição dos filmes: “A hora do espanto (1985)” e “A hora do pesadelo (1984)”. No sábado, a homenagem é um viva à Daniel Day Lewis com uma programação encantadora, incluindo: “Meu pé esquerdo”, seguida pelo filme “Minha adorável lavanderia”. As sessões têm entrada gratuita.

Rodas de Capoeira

Neste domingo (15/12), às 09h, o movimento Cultural Frente Unida da Capoeira Tradicional no Amazonas realiza a Vigésima Quarta edição do Projeto Contemplado pela Lei Paulo Gustavo: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira no Amazonas. O evento será na Calçada da igreja da Matriz, próximo ao Relógio Municipal.

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia sediará neste sábado e no domingo (14 e 15/12), às 14h, o 35º Batizado & Trocas de Cordas, pela Escola de Capoeira Luta de Libertação. O evento contará com os mestres: Ricardo Camisa Furada, Mestre Canário, e os contramestres: Eli, Prateado e Peteca. O projeto é uma contrapartida do projeto: A Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro como Meio de Preservação, Resistência e Salvaguarda da Capoeira no Amazonas.

Neste domingo (15/12), às 13h, acontece o “1º Vem Capoeira Kids”, da Capoeira Alforria. A confraternização acontece no CT, estrada Manoel Urbano S/N – Cacau Pirêra, em Iranduba (distante 36 quilômetros de Manaus). O projeto é Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.

Música

Ainda no domingo (15/12), às 19h, o Projeto Cultural apresenta “A Original”, com a tecladista Talia Souza. A apresentação acessível contará com um intérprete de libras e será realizada na avenida Israel, 180, Comunidade Jesus Me Deu, bairro Colônia Terra Nova. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.

FOTOS: Divulgação

Você pode gostar