Alunos do Ceti Elisa Bessa Freire recebem a palestra ‘Quem é você na ópera?’ 

Projeto ‘Ópera nas Escolas’ leva conhecimento, inclusão e encantamento ao público estudantil da zona leste de Manaus

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, localizado na zona leste de Manaus, recebeu, na manhã desta quarta-feira (07/05) a palestra ‘Quem é você na ópera?’, iniciativa que integra o projeto ‘Ópera nas Escolas’, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A roda de conversa com os alunos faz parte da programação do Festival Amazonas de Ópera (FAO).

A palestra foi ministrada pelo professor, musicólogo e cantor Lucas Speck, criador do canal no Youtube “Entre Notas e Dramas”, voltado à divulgação da ópera de forma leve e acessível. A proposta da palestra foi desmistificar a ideia de que a ópera é um gênero elitista e distante da realidade dos jovens, mostrando que ela pode abordar temas diversos como terror, inclusão e sentimentos universais.

Palestrante Lucas Speck. (Foto: Jéssica Mendes/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

“Os alunos têm se mostrado extremamente receptivos. Quando conhecem a ópera de fato, muitos se identificam imediatamente. Querem cantar, ir ao teatro, se envolver. É uma transformação rápida e poderosa”, destacou Lucas.

Durante o encontro, o público estudantil participou de dinâmicas interativas, como o quiz “Quem é você na ópera?”, que ajuda os alunos a se reconhecerem nas características psicológicas de personagens operísticos. A atividade teve duas sessões com auditório lotado e participação ativa dos estudantes.

A professora de apoio da educação especial, Dalila Baraúna, ressaltou a importância da ação para a formação cultural dos alunos. “Nós estamos em uma área periférica, e muitos de nossos alunos não têm acesso ao teatro ou conhecimento sobre a ópera. Esse projeto vem despertar o interesse deles, mostrar que há muitos caminhos dentro da arte”, disse a educadora.

(Foto: Jéssica Mendes/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)

Entre os alunos participantes, a estudante Anna Beatriz Mendes, do 7º ano do ensino fundamental, compartilhou como a atividade mudou sua visão sobre o gênero. “Eu pensava que a ópera só falava de amor e coisas antigas. Hoje, eu aprendi que ela pode tratar de inclusão, aceitação e até suspense. Achei muito interessante. Sempre quis conhecer o Teatro Amazonas, mas nunca entrei. Agora, vou tentar convencer meus pais a me levarem para assistir ao espetáculo no dia 18 de maio”, afirmou a aluna.

A proposta reforça o compromisso do Governo do Amazonas em democratizar o acesso à cultura e formar novas plateias, despertando o interesse de crianças e jovens pela arte lírica.

FAO

O 26º Festival Amazonas de Ópera chega à sua reta final, com mais três apresentações (14, 16 e 18 de maio), com a obra “As Bodas de Fígaro”, de Wolfgang Amadeus Mozart, às 19h no Teatro Amazonas. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro ou no site http://shopingressos.com.br.

Você pode gostar