Carnaval na Floresta: Governo do Amazonas cobra planejamento do Carnaval 2026 dos presidentes das escolas de samba

Agremiações deverão apresentar propostas consolidadas referentes a modelo de escolha dos jurados e ajustes no regulamento

Foto: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fez, nesta terça-feira (25/11), uma reunião estratégica entre o titular da pasta, Caio André, e representantes das oito escolas de samba do Grupo Especial de Manaus. O encontro marcou o início de uma etapa decisiva na preparação do Carnaval 2026, estabelecendo diretrizes e prazos para deliberações internas das agremiações.

Durante a reunião, o secretário Caio André reforçou a importância de que as escolas construam, de forma conjunta, decisões essenciais para a condução do próximo desfile.

Ao destacar a necessidade de união e corresponsabilidade entre as agremiações, o secretário afirmou que este é o momento de fortalecer o diálogo e assegurar que todas as decisões sejam construídas de maneira coletiva.

Precisamos trabalhar de mãos dadas com as escolas. O objetivo é garantir um desfile mais organizado, transparente e cada vez mais valorizado pela população amazonense. As escolas têm até o dia 30 de novembro para trazer tudo fechado. E, a partir de 1º de dezembro, vamos iniciar os trabalhos com tudo o que foi acertado”, enfatizou.

Durante a reunião, ficou estabelecido que as escolas de samba devem apresentar propostas consolidadas sobre a organização do evento, como a definição da direção geral do Carnaval 2026, o modelo de escolha de jurados e ajustes no regulamento.

As agremiações deverão chegar a um consenso sobre a escolha do diretor ou diretoria responsável pela condução artística e organizacional dos desfiles do Grupo Especial. Além disso, as agremiações também terão autonomia para discutir e propor critérios e métodos para seleção do corpo de jurados do Carnaval.

Dentro desse prazo, cada escola poderá sugerir mudanças, atualizações e aprimoramentos no regulamento oficial, que norteará a avaliação e a organização dos desfiles de 2026.

Após a reunião interna entre os dirigentes das escolas de samba, as propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria de Cultura. Com as propostas entregues, o Governo do Amazonas iniciará a fase técnica referente às responsabilidades operacionais do Estado, incluindo infraestrutura do Sambódromo, logística e demais ações sob competência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O encontro reforça o compromisso do Governo do Amazonas em manter diálogo contínuo com as agremiações e construir, de forma colaborativa, um Carnaval mais organizado, transparente e alinhado às expectativas da comunidade do samba amazonense.

Você pode gostar