CULTURADOAM

Pesquisar

‘A Caixa Mágica do Natal’ conquista o público na estreia

Com muita cor, encanto e magia, o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal” estreou nesta terça-feira (17/12). Já na primeira noite, a apresentação que reúne dança, teatro e muita música, conquistou o público que lotou o Teatro Amazonas.

A dentista Angelina Bonifácio prestigiou a estreia com a família e amigos e se disse encantada. “Essa é a primeira vez que assisto ao espetáculo de Natal do Teatro Amazonas, achei belíssimo! Minha filha ficou encantada, assim como meu esposo e eu também. Curtimos muito a apresentação e acho muito importante que seja gratuito, para que todos tenham acesso”, observou. “Pretendemos voltar para curtir o restante da programação no Largo e visitar a Casa do Papai Noel”, disse.  

A farmacêutica e bioquímica Andreia Duarte elogiou a proposta do musical. “Mostrou o real significado do Natal. Uma história muito bonita, doce e emocionante. Eu amei!”.

Passeando em Manaus com a família, a administradora de empresas Adriana Buniac, de São Paulo, fez uma visita guiada pelo Teatro Amazonas e, em seguida, assistiu ao espetáculo, que também a deixou encantada. “Achei lindo, produção americana, as roupas, o cenário. Superou minhas expectativas”, afirmou.

O espetáculo – Com 1h20 de duração, “A Caixa Mágica do Natal” fez uma viagem lúdica pelo universo natalino ao contar a história do menino Kadu (Davi Lucas) que, após perder a mãe, deixa de acreditar no Natal. Mas tudo muda quando Kadu, a pedido de sua avó (Magda Loiana), abre um baú de memórias, lê uma carta deixada por sua mãe e, num passe de mágica, mergulha num mundo mágico ao lado da duende Jujuba (Dávilla Holanda). Tudo embalado por uma trilha sonora com clássicos do Natal e muitas referências pop.

Uma das surpresas da noite foi o Coral do Amazonas, que se apresentou das frisas e escada lateral do Teatro.

Nessa viagem, a dupla passou pela cidade do Natal, onde Kadu e Jujuba se encontram com alguns símbolos do período natalino: a pinheira Linda (Yasmin Rodrigues), que conta como se transformou na árvore oficial do Natal; o duende Pepper (Akilles Anderson) e os bonecos de neve Bolota (Adália Marques) e Nevado (Sarah Margarido), que avisam que o Natal corre perigo. Seguindo a viagem, surge Perúcio (Diego Altobele), o peru de Natal que arranca gargalhadas da plateia ao tentar convencer a todos que a ceia deve ser vegetariana.

O cenário muda e os novos amigos estão no Atelier do Papai Noel. Um dos momentos mais emocionantes do espetáculo acontece quando o pequeno Kadu encontra a mãe, que agora é um anjo (Evelyn Felix), e ela explica o verdadeiro significado do Natal, com a cena do presépio, e que ele jamais pode ser esquecido.

De repente, o ateliê, que estava parado, volta a funcionar, os brinquedos ganham vida e o Papai Noel (Gustavo Xavier) surge para continuar com a magia natalina.

Reconhecimento – Ao final da apresentação, Davi Lucas, de 10 anos, aluno do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, que interpreta o menino Kadu, falou sobre a experiência como protagonista.

“Foi uma alegria! A gente foi aplaudido de pé por toda a plateia. É a primeira vez que sou protagonista e estava nervoso, deu um frio na barriga, mas quando pisei no palco foi só alegria”, disse.

Muito emocionada, a roteirista Thais Vasconcelos, falou do sentimento de missão cumprida.

“Ver tudo pronto é uma emoção. A casa cheia e o público feliz nos enchem de felicidade. O espetáculo reúne drama, comédia, momentos de reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, com a cena do presépio. Esse mix é necessário para construir um bom gráfico para o espetáculo, para que agrade a todos e provoque nas pessoas o sentimento bom que o Natal nos traz”, disse.

O diretor Matheus Sabbá destacou o elenco e o público. “Meu sentimento é de muita gratidão. Ao nosso elenco que se entregou totalmente e que apresentou um lindo espetáculo; e ao público que foi maravilhoso, acompanhou cada cena, com muitos sorrisos e muita emoção. Essa é a maior gratidão que o artista pode receber, o público embarcar na nossa história, na nossa energia”, pontuou.

Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o espetáculo “A Caixa Mágica do Natal” conta com a Amazonas Filarmônica, Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas, Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Balé Folclórico do Amazonas e Coral Infantil do Liceu Claudio Santoro. A direção musical é do maestro Marcelo de Jesus.

O musical conta com dois elencos que se revezarão durante a temporada. A Amazonas Filarmônica e a Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica também vão se revezar as apresentações, assim como o Coral do Amazonas, que está dividido em dois para o espetáculo.

“A Caixa Mágica do Natal” segue com apresentações gratuitas no Teatro Amazonas até o próximo domingo (22/12). Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, elas acontecem às 20h; no dia 21, haverá sessões às 17h e às 20h; e no dia 22 de dezembro, às 11h e às 19h.

Programação natalina – No Largo de São Sebastião e entorno, a programação natalina também segue até domingo, com atividades sempre das 17h às 20h30. Durante esse período, o público poderá conferir as novidades da Feira de Natal, visitar a Casa do Papai Noel (Casa das Artes) e aproveitar diversas atrações musicais, lúdicas e teatrais. Toda programação é gratuita.

Você pode gostar