CULTURADOAM

Pesquisar

Abertura oficial do ‘Festival Até o Tucupi’ acontece nesta quarta-feira (20/11), no Teatro Amazonas

A décima quarta edição do “Festival Até o Tucupi” começa nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, com o show “Drops Até o Tucupi de Negritude”, que reunirá Karen Francis, Anna Suav & Bruna BG, Ian Lecter, Kurt Sutil, Lua Negra e DJ Naty Veiga no palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h.

A noite contará, ainda, com o show de lançamento do EP “Fruto do bem”, de Jéssica Stephens. O evento, que tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, tem classificação livre e entrada gratuita.

O Festival Até o Tucupi de Artes Integradas, que neste ano acontecerá de 20 a 23 de novembro, destaca artistas negros na programação e pulveriza atividades artísticas e de formação nas zonas central, norte e centro-oeste de Manaus. Toda a programação é gratuita e conta com Mostra de Música, oficinas, vivências, rodas de conversa, mostra audiovisual, entre outras atividades artísticas, que acontecerão no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona norte de Manaus; e na sede do Coletivo Difusão, grupo realizador do evento, no Centro.

A Feira Urbana de Alternativas – FUÁ também integra o Festival, mobilizando feira criativa no espaço do Centro de Convivência, com gastronomia, feira de alimentos livres de agrotóxicos, feira de troca de livros e vinis, exposições artísticas, fotográficas e artes gráficas, design.

Difusão na Escola –No dia 21, o Coletivo Difusão apresenta a quarta edição do projeto “Difusão na Escola – Consciência Negra”, na Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa, nos turnos da manhã e da tarde, com exibição de filmes e roda de conversas sobre temáticas raciais e apresentações artísticas.

Mostra de música – O Festival encerrará com a Mostra de Música, que terá participação de mais de dez artistas do Amazonas, Pará e São Paulo. As apresentações começam às 16h, na arena aberta e na área coberta do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.

Com forte presença de mulheres no line up, o Festival Até o Tucupi propõe paridade de gêneros nos palcos e destaca a presença das artistas Karen Francis, Renata Martins, a banda Pacato Plutão, que tem a cantora Cynara Lima nos vocais, além de conexão com a região norte, com show da dupla de rappers Anna Suav & Bruna BG, ambas com trabalhos consolidados na cidade de Belém/PA, que ainda convidam as rappers amazonenses Lary Go & Strela e Catarina.

O rock também tem presença garantida, em vertentes que vão do indie, passam pelo hardcore e o grunge, com as bandas Líbito, Alderia e Pacato Plutão.

No cenário rap, além das artistas de Belém, Anna Suav & Bruna BG, os amazonenses Ian Lecter e a banca Aposse92 – coletivo que reúne os rappers Kurt Sutil, Do Carmo, Jhonatan UE e Ligeirinho AM -, o Festival Até o Tucupi traz pela primeira vez a Manaus, o rapper paulista Raffa Moreira (autointitulado Aka BC Raffa), consolidado como ícone do subgênero ‘trap’ e fenômeno de hits como ‘Bro, faz sol’, ‘10K’ e a recente e controversa ‘Fah Fah Fah’.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
20/11 (quarta-feira)

20h – Abertura do Festival Até o Tucupi 2019 – Dia da Consciência Negra, com Karen Francis, Anna Suav & Bruna BG, Ian Lecter, Kurt Sutil, Lua Negra, DJ Naty Veiga e Jéssica Stephens.

Local: Teatro Amazonas 

21/11 (quinta-feira)

8h às 17h – Difusão na Escola ‘Consciência Negra’

Local: Escola Municipal Professora Sônia Maria da Silva Barbosa – Rua Monte Sião, s/nº, Cidade de Deus (zona norte)

19h às 21h – Oficina “Vivência em comunicação de festivais independentes”, com Anna Sauv

Local: Coletivo Difusão – Rua Joaquim Nabuco, 2092, Centro

Acesso: gratuito, com vagas limitadas a 20 pessoas


22/11 (sexta-feira)

14h às 20h – Ocupação no Difusão, com ações de formação e artística, roda de conversa, #MobilizaCultura

Local: Sede do Coletivo Difusão

19h às 21h – Oficina “Vivência em produção de festivais independentes”, com Elisa Maia e Michelle Andrews

Local: Coletivo Difusão

Acesso: gratuito com vagas limitadas a 20 pessoas

23/11 (sábado)

14h – Mostra Audiovisual e roda de conversas

Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Cineteatro) – Rua Gandú, 119, Cidade Nova

16h às 22h – Mostra de Música, com Renata Martins, Trialis, Karen Francis, Lua Negra, Líbito, Alderia, Aposse92, Pacato Plutão, Anna Suav & Bruna BG (PA), Ian Lecter, Raffa Moreira (SP)

Local: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Arena Aberta e Área de Coberta)

Você pode gostar