CULTURADOAM

Pesquisar

Alunos do Liceu de Parintins participam da programação para o Dia das Crianças

Visita dos alunos do Liceu ao Teatro Amazonas
Foto: Alex Maia/ SEC

Neste ano, a programação do Dia das Crianças da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) contou com a participação de 11 crianças do curso de dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro – Unidade Parintins. Além de se apresentarem no Festival Dança Criança em Manaus, os pequenos visitaram espaços culturais e tiveram a chance de aprender com profissionais do Liceu de Manaus e dos Corpos Artísticos do Estado.

Acompanhadas dos pais, as crianças visitaram o Teatro Amazonas, nesta quinta-feira (10/10). Após prestigiar uma peça dentro da programação do Festival de Teatro da Amazônia, o grupo fez uma visita guiada. Algumas delas entraram pela primeira vez no patrimônio histórico.

“É um sonho realizado para nós. Nunca passou pela nossa cabeça vir aqui e conhecer o palco do Teatro Amazonas”, declara Selma Menezes, 52, mãe da estudante de balé Vitória Sarah, de 9 anos. “Com certeza, este momento vai ser um importante incentivo para a dança dela”, disse Selma.

A pequena Vitória comentou sobre sua participação no 3º Festival Dança Criança, que acontece até esta sexta-feira (11/10), e sobre o aprendizado adquirido em Manaus. “Foi muito legal a apresentação que teve na Biblioteca Pública, está sendo tudo muito interessante, principalmente aprender sobre as danças. O Teatro Amazonas é muito bonito, espero voltar pra me apresentar nele”, destacou Vitória.

Professor do curso de dança do Liceu de Parintins, Gledson Oliveira ressaltou a importância do intercâmbio cultural proporcionado às crianças.

“Está sendo muito gratificante compartilhar o que temos em Parintins e aprender em Manaus. Proporcionar também essas visitas e pontos culturais de Manaus é de grande importância para o crescimento artístico das nossas futuras bailarinas, então para mim, como professor e como pai também de uma das alunas, estou muito agradecido pela experiência”.

“Pensamos sempre nessa proposta de intercâmbio de experiências e informações entre os Liceus desde o início da gestão”, declarou a diretora do Liceu, Cláudia Magro. “Este momento é muito importante para elas, muitas nunca visitaram o Teatro Amazonas e poder conhecer um pouco da  cultura de Manaus, ter essa vivência com profissionais, é o que temos como meta para os alunos do Liceu”, pontuou.

Dia das Crianças – Os alunos do Liceu de Parintins ainda se apresentam nesta sexta-feira (11/10) no Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, s/nº, Centro), às 18h30, com entrada gratuita, pela programação do 3º Festival Dança Criança, do Liceu Claudio Santoro.

Confira a programação para o Dia das Crianças deste fim de semana:

3º Festival Dança Criança – 11 de outubro
Centro Padre Pedro Vignola
10h – Apresentações: “Xibom Bom Bom e Velha Infância”, de Chayenne Santos; “As Fadas”, de Elisandra Magalhães; “Capa Vermelha”, de Layane Conde; “Dança Portuguesa”, de Jéssica Souza.

Teatro da Instalação
18h30 – Apresentações: “Alucinagem”, de Felipe Hidalgo; “Passion”, de Gledson Oliveira; Chorinho, de Ester Padilha; Espetáculo “Amazônia Fantástica”, de Layane Conde Felipe Hidalgo, Ana Mendes, Cristine Lira e Jéssica Nascimento.

Teatro da Instalação – 11 de outubro
10 às 12h – “Carnaval dos Animais”, com o Corpo de Dança do Amazonas

Usina Chaminé – 11 de outubro
9h – “Vamos Cirandar”, com o Balé Folclórico do Amazonas
9h20 às 11h30 – Brincadeiras tradicionais
14h20 às 16h30 – Brincadeiras tradicionais

Palacete Provincial – 12 de outubro
9h às 12h – Atividades lúdicas e recreativas – brincadeiras, oficinas de pintura, contação de histórias e atividades com experimentos científicos

Galeria do Largo – 12 de outubro
16h às 20h – Exposição “De Olho no Céu”, oficinas de pintura, contação de histórias e observação do céu com telescópio

Teatro Amazonas – Peças infantis
12/10, 10h – “Augusto”
12/10, 17h – “O Palhaço de La Mancha”
13/10, 10h – “Cinco Semanas em um Balão”

Você pode gostar