Amazonas Filarmônica apresenta obra de Franz Schubert no Teatro Amazonas

Foto: Michael Dantas

Nesta quinta-feira (10/09), a Amazonas Filarmônica apresentará o concerto “Octeto de Franz Schubert”, no Teatro Amazonas, às 20h. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, é gratuito, e as vagas para a plateia já foram preenchidas por meio de agendamento, que é realizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) ou no site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

Para quem quiser acompanhar de casa, o concerto também terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

A obra “Octeto em fá maior”, do compositor austríaco Franz Schubert (1797-1828), será levada ao palco pelos músicos Alexandra Tcherkezova (violino I), Onel Rodriguez (violino II), Gabriel Lima (viola), Griblas Lizama (violoncelo), Octavio Arese (contrabaixo), Michael Arigachis (fagote), Assen Anguelov (trompa) e Glória Subieta (clarinete).

A Filarmônica continua com a proposta de uma formação de câmara para evitar muitos músicos no palco, seguindo as recomendações de prevenção contra a Covid-19. Segundo a violinista Alexandra Tcherkezova, a obra é inédita no repertório da orquestra.

“É uma obra para cordas e sopros, que é muito lírica e romântica, porém bem complexa. Tem seis movimentos e exige um trabalho árduo de nossos músicos. Este é mais um concerto em que não há maestro, então precisamos ensaiar e conversar bastante para alcançarmos um nível de excelência para o nosso público”, ressalta.

Em setembro, o patrimônio histórico reabre para eventos com acesso ao público, com 50% da capacidade, seguindo a orientação de decreto publicado pelo Governo do Amazonas. Não é permitido o acesso de crianças de até 12 anos e de pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos acima de 60 anos e gestantes. O uso de máscara é obrigatório.

Funcionamento  – O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.

Continuarão no mês de setembro, também, as visitas noturnas, nas quais o público pode conhecer o patrimônio e ainda acompanhar trechos de ensaios dos Corpos Artísticos. Nos dias 9 e 16 de setembro, os ensaios são da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com o início da visita às 18h30, e, no dia 22 de setembro, o ensaio é da Amazonas Band, com início da visita às 19h15.

O agendamento para as visitas já está disponível pelo link: bit.ly/agendaespacos

Protocolos – O Teatro Amazonas continua adotando todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.

A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não é permitida a permanência no Hall do Teatro Amazonas.