CULTURADOAM

Pesquisar

Amazonas Filarmônica apresenta repertório exclusivo para percussão nesta quinta-feira (3/9)

Foto: Michael Dantas

Pela primeira vez, a Amazonas Filarmônica apresentará um concerto exclusivo para o naipe de percussão da orquestra nesta quinta-feira (3/9), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, terá entrada gratuita, com agendamento pelo Portal da Cultura (bit.ly/percussaofilarmonica) e transmissão ao vivo pelo Facebook (@culturadoam). 

Em setembro, o espaço reabre para eventos com acesso ao público, com 50% da capacidade, seguindo a orientação do decreto publicado pelo Governo do Amazonas. Não será permitido o acesso de crianças de até 12 anos e de pessoas do grupo de risco da Covid-19, como idosos acima de 60 anos e gestantes. O uso de máscara é obrigatório.

O timpanista e chefe do naipe de percussão da Amazonas Filarmônica, Erick Figueiredo, conta que as obras escolhidas fogem do contexto mais clássico dos concertos. “Para buscar um repertório de percussão, temos que nos voltar a obras mais modernas, conhecidas no meio e que demandam muito mais técnicas de nossos instrumentistas”, comenta o músico.

Farão parte do concerto compositores como John Cage, James Romig, Daniel Levitan, Egberto Gismonti, Fernando Iazzetta, Warren Benson, entre outros. Subirão ao palco os quatro integrantes que formam o naipe de percussão: Erick Figueiredo, Andrio Dias, Leonardo Pimentel e Yuri Lima.

“A maioria dessas obras nunca foi apresentada no Amazonas e também teremos uma surpresa com um arranjo que fizemos de ‘Tico-tico no fubá’, de Zequinha de Abreu”, adianta Figueiredo. “Será uma boa oportunidade para o público ver que é possível um concerto apenas para percussão, com obras variadas”.

Para conferir a programação completa do Teatro Amazonas, acesse o Portal da Cultura ou o site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).

Funcionamento em setembro – O funcionamento do patrimônio para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.

Continuarão no mês de setembro também as visitas noturnas, nas quais o público pode conhecer o patrimônio e ainda acompanhar trechos de ensaios dos Corpos Artísticos. Nos dias 9 e 16 de setembro, os ensaios são da Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), com o início da visita às 18h30, e, no dia 22 de setembro, o ensaio é da Amazonas Band, com início da visita às 19h15.

O agendamento para as visitas já está disponível pelo link: bit.ly/agendaespacos

Protocolos – O Teatro Amazonas continua adotando todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.

A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não é permitida a permanência do público no Hall do Teatro Amazonas.

Você pode gostar