Shows no Teatro Amazonas e pocket show na Casa das Artes estão na programação do festival que celebra o jazz
O Amazonas Green Jazz Festival segue com agenda de eventos e neste sábado e domingo (22 e 23/07), o público confere um line-up de cinco shows com atrações nacionais e internacionais no centenário Teatro Amazonas, e um pocket show gratuito na Casa do Jazz, rua José Clemente, no Centro.
A programação de sábado (22/07) começa às 20h, com a pianista Heloísa Fernandes. Considerada uma das mais talentosas na cena instrumental brasileira, Heloisa foi finalista do prêmio Visa Instrumental e realizou turnês no Brasil e Estados Unidos. Em seguida, às 21h, é a vez do Quinteto Flow, grupo manauara conhecido no circuito noturno por apresentar um repertório eclético.
Já às 22h, para fechar a noite, Melissa Aldana Quartet, a artista sul-americana mais aclamada da atualidade. Aos 24 anos, Melissa venceu o prêmio Thelonious Monk Jazz e, em 2016, foi apontada como uma das 25 artistas mais promissoras pela revista DownBeat, que a premiou como Estrela em Ascensão, em 2022.
No domingo (23/07) quem sobe ao palco é Jonathan Kreisberg Quartet, às 19h. Ele começou a estudar guitarra aos 10 anos, após a sua família se mudar para Miami, onde foi admitido na New World School of Arts, aos 16 anos. Jonathan desponta entre os mais promissores e mescla jazz com música eletrônica.
A noite segue com Felipe Salles Sextet, às 20h30. Uma referência internacional, ele é brasileiro, mas mora nos EUA há muitos anos, trabalhando com a nata do jazz em concertos pelo mundo e lecionando na University of Massachusetts. No palco, também estarão a trompetista norte-americana Nadje Noordhuis, professora na Manhattan School of Music, Berklee College of Music e na Hunter College; e a compositora norte-americana Natalie Cressman, referência no canto e no trombone.
Os ingressos para o Amazonas Green Jazz Festival custam a partir de R$ 10 e são adquiridos presencialmente na bilheteria do Teatro ou no site: www.amazonasgreenjazzfestival.com.br.
Casa do Jazz
No domingo (23/07), às 17h30, o público acompanha o pocket show gratuito da Orquestra de Repertório Popular (ORP), coletivo que representa o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.
Sob comando do maestro Ênio Pietro, o grupo reúne mais de 10 musicistas com habilidades em instrumentos de sopro e de base. Atualmente, o coletivo também integra a Amazonas Band.
O pocket show será realizado em frente à Casa do Jazz, na rua José Clemente, 564, ao lado do Teatro Amazonas, no Centro.
Sobre o festival
A edição deste ano do Amazonas Green Jazz Festival, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, especialmente para a cantora norte-americana Ella Fitzgerald (1917-1996).
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.
O diretor artístico do Festival, o regente Rui Carvalho, reconhece a importância da pauta no evento e no Jazz como um todo. “A área da música sempre revelou grandes mulheres, ainda que este reconhecimento não viesse à tona. Nesta edição, decidimos contribuir na pauta e garantir o espaço que sempre foi delas. Sem dúvidas: o público vai gostar muito do que preparamos. Venham todos”, convida o maestro.
Com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, o festival acontece no Teatro Amazonas. Além de promover palestras gratuitas, a edição traz exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, o circuito “Aqui tem Jazz” e outras atividades.
Fotos: Divulgação (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa)