CULTURADOAM

Pesquisar

Amazonenses tocam com grandes nomes da música no Brasil em concerto online

Chegou ao ar, neste sábado (22/5), o Concerto Final de Violino apresentado pelos participantes da 1ª edição do projeto “Vamos Tocar?“. Criado por uma amazonense, o concerto é o produto final de uma iniciativa pública que colocou violinistas da cidade de Manaus em sala de aula virtual com grandes nomes do instrumento no Brasil. 

Contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado através do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura, o projeto alcançou 311 violinistas no Amazonas e espalhados pelo país, que se inscreveram para a atividade que aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de maio.

Amazonas sem fronteiras – Segundo a idealizadora do projeto, a violinista e professora Juliana Lima Verde, o intuito foi incentivar os alunos do instrumento em um período de isolamento social e aproveitar o ambiente online para que os amazonenses pudessem ampliar os horizontes tendo contato com professores brasileiros com experiência dentro e fora do país.

“Este projeto tem caráter músico-pedagógico e a essência dele é mostrar que toda pessoa é capaz de aprender um instrumento ao adquirir uma formação musical e humana de uma forma significativa com o compartilhamento de ideias e vivências musicais, por isso ficamos tão felizes de trazer alunos de outros Estados e professores renomados para esse contato com os nossos músicos em formação daqui”, explicou a manauara.

Divididos em turmas guiadas por grandes professores dentro e fora do Brasil, os alunos participaram de 3 dias inteiros com programações práticas e teóricas, tudo através da plataforma Zoom. Um dos principais nomes do violino no Brasil, Cármelo de los Santos, foi um dos professores convidados do evento e participou direto de New México, onde é professor titular na University of New Mexico, Albuquerque, EUA. “Foi um prazer tocar com o pessoal de Manaus. Alunos atentos e dedicados e que com essa troca conseguem ampliar a sua visão técnica e musical. Desejo vida longa ao Vamos Tocar?”, relatou o professor que já se apresentou como solista em mais de 40 orquestras pelo mundo.

E para dar a chance de praticar o instrumento, além do concerto final, foram realizados momentos de prática durante a aula, em que os alunos puderam tocar para seus professores e receberem instruções sobre como melhorar suas performances.

O manauara Elvis Machado relatou como foi a sua experiência tocando para um público online. “O projeto me ajudou muito. Tocar para o professor Cármelo, ver a apresentação dos outros violinistas, tudo isso ajuda muito a nossa evolução que está sendo afetada pelas limitações que a pandemia trouxe para a música”, agradeceu o aluno.

Concerto gratuito – O concerto final contou com 49 violinistas, entre alunos e professores, e está disponível no Instagram, Facebook e Youtube do projeto Vamos Tocar. Para acessá-lo, o público deve procurar projetovamostocar em qualquer uma das redes sociais citadas ou acessar diretamente através do link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=6yXPv4924P8

Você pode gostar