CULTURADOAM

Pesquisar

Artista francesa conta histórias ao criar desenhos na areia, no palco do Teatro Amazonas

Em uma mesa brilhante, a artista Lorène Bihorel usa desenhos na areia para contar as mais incríveis histórias, que são reproduzidas em uma grande tela para fascínio do público. Este é o espetáculo “Sonhos na Areia”, da companhia Sable d’Avril, que será apresentado no Teatro Amazonas nesta sexta-feira (23/8), às 20h. O evento é realizado pela Embaixada da França e Instituto Francês do Brasil, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e tem entrada gratuita.

Cleópatra, o Conto de Aram e o O Imperador e o Rouxinol são algumas das histórias contadas por Lorène, que já se apresentou mais de 700 vezes por toda a França. A artista, que faz parte de uma família de pintores, aprendeu a técnica de desenhar na areia quando era adolescente e decidiu realizar o projeto anos depois. 

“O desenho na areia abriu um novo campo de expressão. A areia está viva e em movimento. Cada gesto conta, é uma precisão de cada momento”, declara a artista.

O espetáculo é pensado para toda a família. Durante uma hora, Lorène Bihorel manipula a areia em uma mesa de luz. A ação é capturada por uma câmera e retransmitida em um telão.

“A criação deste show levou mais de um ano. Isso me levou antes a dominar toda a técnica, então eu projetei cada história como um convite para descobrir um universo, trazendo o espectador de surpresa em surpresa”. 

Este é o segundo ano consecutivo em que embaixada francesa realiza um evento no  Teatro Amazonas para o público francófono e manauara. Em 2018, o espetáculo foi “Chapeuzinho Vermelho”, do francês Joël Pommerat, apresentado em outubro.

“Como temos uma instituição bilíngue em Manaus, é de interesse da Embaixada propor eventos para este público e que também  beneficiem a população manauara”, explica a assessora cultural da Embaixada da França no Brasil, Soraya Barne.

Serviço: “Sonhos na Areia”, da companhia Sable d’Avril
Data/hora: 23 de agosto, sexta-feira, 20h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Você pode gostar