Aulas do Praticarte passam a ser exibidas nacionalmente

O Praticarte começou a ser exibido nacionalmente na grade de programação da TV Brasil, a partir desta terça-feira (3/12). O projeto consiste em videoaulas de desenho artístico, violão e teclado produzidas, captadas, editadas e finalizadas pelo Núcleo de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e que começaram a ser veiculadas pela TV Encontro das Águas de Manaus em novembro.

As aulas começaram a ser exibidas localmente no dia 9 de novembro, sendo duas videoaulas, cada uma com duração de 12 minutos, aos sábados. Devido à parceria da TV Encontro das Águas com a TV Brasil, o Praticarte passa a ser exibido nacionalmente em dezembro às terças quintas, no horário de 4h30 (horário local).

“A exibição nacional nos orgulha e motiva. Essas aulas são realizadas com cuidado e atenção, ministradas por professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, produzidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e já veiculadas regionalmente pela TV Encontro das Águas. Agora, esse trabalho, que possibilita levar a tanta gente arte e educação, se expande e chega a todo o país. É muito gratificante”, observa o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Parceria com TV pública – Em novembro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, assinou um termo de cooperação com a TV Encontro das Águas, sem ônus para as partes, referente a três projetos: Cineclube TV, Praticarte e Cine Doc Amazonas.

O Cineclube TV é um programa voltado para a divulgação da produção audiovisual independente realizada na Amazônia, previsto para ser iniciado em 2020. O programa semanal será gravado no Teatro Amazonas, onde serão exibidas obras audiovisuais selecionadas por uma curadoria, a partir de interessados convocados via edital. Após a exibição das produções, o público poderá interagir com a equipe responsável pelo material.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também reforçará o Cine Doc Amazonas, fornecendo materiais de acervo para exibição na faixa de documentários e séries produzidas de forma independente da TV Encontro das Águas. Para isso, será formada uma curadoria, que vai analisar as produções a serem inseridas na programação da emissora.