CULTURADOAM

Pesquisar

Bach, Vivaldi e Tchaikovsky fazem parte de concerto da Série Guaraná, neste domingo

Orquestra de Câmara do Amazonas
Foto: Michael Dantas/SEC

A Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) protagoniza mais um concerto da 16ª edição da Série Guaraná neste domingo (22/09), às 19h, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), acontece em parceria com Festival Internacional de Música de Câmara.

A entrada para o concerto é uma doação de um brinquedo para a campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”, ou de 1 quilo de alimento, que será destinado ao Grupo Raio de Sol.

O programa da apresentação inclui as obras “Concerto para violino em lá menor”, do alemão Johann Sebastian Bach; “Concerto para dois violoncelos”, do compositor italiano Antonio Vivaldi; e trechos de “Souvenir de Florença”, do russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

A regência será do maestro Marcelo de Jesus. Além da OCA, o concerto contará com a participação dos músicos Anna Samokish, Eliziel Lourenço dos Santos, Átila de Paula e Alexandre Kozlov Leitzke.

“O concerto para violino de Bach terá a participação do jovem Alexandre, que é um músico ainda em formação e representa um dos lados da série, que é dialogar com o jovem musicista e pô-lo em contato com uma orquestra profissional. Ele vai tocar um dos movimentos desta belíssima peça de Bach”, afirma o regente.

Já o “Concerto para dois violoncelos” dá o tom de ineditismo ao programa, segundo o maestro. O inusitado, segundo ele, é uma peça onde o protagonismo é de dois instrumentos graves. “Deste, participam Anna e Eliziel, nos violoncelos, e também de Átila de Paula, no cravo. É uma peça muito bonita e é muito incomum uma composição para dois violoncelos. Digo que esta obra já valeria o concerto do próximo domingo”, comenta Marcelo de Jesus.

Por último, serão apresentados trechos da obra de Tchaikovsky. Ainda de acordo com o maestro, “Souvenir de Florença” tem todas características do romantismo russo. “Esta é outra obra belíssima que é um grande expoente do romantismo russo. Com ela, fechamos um programa diversos, passando por diferentes momentos da música”.

Série Guaraná – A temporada de concertos da Série Guaraná continua até o dia 13 de dezembro. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital João Lúcio.

Ainda em setembro, às 20h do dia 26, no Teatro Amazonas, a Amazonas Filarmônica – sob regência de Otávio Simões, e Elina Sarkisian ao piano – executará o “Concerto para piano nº 3 em ré menor, op. 30”, de Sergei Rachmaninov, e a “Suíte Turandot, op. 41”, de Ferruccio Busoni.

Serviço: Concerto da Série Guaraná, com a Orquestra de Câmara do Amazonas
Data/hora: Domingo (22/09), às 19h
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça, avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro
Entrada: Doação de um brinquedo, ou doação de 1 quilo de alimento
Classificação: Livre

Você pode gostar