Biblioteca Pública transforma lembranças da Copa do Mundo em viagem pela história do futebol

Última etapa da exposição ‘Memórias da Copa’ segue aberta ao público até julho

FOTOS: Gabi Vitim / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O clima da Copa do Mundo tomou conta da Biblioteca Pública do Amazonas, com etapa final da exposição “Memórias da Copa”. A mostra gratuita convida o público a revisitar momentos marcantes da história dos Mundiais por meio de documentos que integram o acervo da instituição. A visitação segue até o dia 24 de julho, das 9h às 15h.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

A exposição reúne jornais, revistas, livros e folhetos que registram a trajetória da Seleção Brasileira e a paixão do país pelo futebol. Desde março, a Biblioteca Pública vem desenvolvendo a mostra em etapas temáticas. A primeira destacou as conquistas dos títulos mundiais de 1958, 1962 e 1970. A segunda abordou o tetracampeonato conquistado em 1994, enquanto a terceira foi dedicada ao pentacampeonato de 2002.

Na etapa final, os visitantes poderão conferir um panorama mais amplo sobre a história das Copas do Mundo, por meio de exemplares que integram o acervo da Biblioteca Pública do Amazonas. A mostra também reúne publicações especializadas e obras que ajudam a compreender a evolução do principal torneio de futebol do planeta ao longo das décadas.

Um dos destaques desta fase é a exibição de documentários sobre edições históricas da competição, proporcionando uma experiência mais imersiva ao público e ampliando o contato com aspectos esportivos, culturais e sociais que cercam o campeonato.

De acordo com o bibliotecário David Carvalho, a proposta da exposição vai além da apresentação do acervo da instituição, estimulando a memória afetiva dos visitantes em torno dos grandes momentos do futebol.

“Essa é a última parte da exposição ‘Memórias da Copa’, onde nós ampliamos o olhar não somente para os títulos do Brasil, mas também para as histórias das Copas como um todo. Essa exposição, além de mostrar o acervo que a Biblioteca Pública possui sobre Copas do Mundo, busca despertar a memória das pessoas. Onde você estava em determinado jogo do Brasil? Onde estava na final de uma Copa? É o momento de relembrar esses momentos e também despertar esse espírito de torcedor para esta edição da Copa do Mundo”, destacou.

FOTOS: Gabi Vitim / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Além de promover o acesso à informação e à cultura, a exposição reforça a importância dos acervos documentais da Biblioteca Pública do Amazonas na preservação da memória coletiva, permitindo que diferentes gerações tenham contato com registros históricos.

Você pode gostar