CULTURADOAM

Pesquisar

‘Bumbômetro’: aplicativo vai medir a animação das torcidas no Carnaboi

Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lança, em parceria com a startup FunTechShow, do Instituto de Computação (IComp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o “Bumbômetro”, aplicativo que vai movimentar as galeras azul e vermelha na 20ª edição do Carnaboi, que acontece no dia 24 de fevereiro, Segunda-Feira de Carnaval, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo.

Uma das ações que vai garantir a interatividade com o público no Carnaboi, o “Bumbômetro” vai medir a animação das torcidas de Caprichoso e Garantido, durante os intervalos da programação do evento. As imagens dos bumbás e seus respectivos termômetros serão exibidas em um telão e, a partir daí, começa o jogo colaborativo entre as galeras azul e vermelha.

Para participar, é só baixar o app “Bumbômetro” – que já está disponível para Android e iOS –, selecionar o boi de preferência e agitar o celular. A intensidade de cada torcida será medida, e ganhará aquela que mais se movimentar e atingir o ápice do medidor primeiro.

“Queremos oferecer ao público uma experiência e essa interatividade vai envolver as torcidas no evento. Todos vão querer ver seu boi preferido à frente do contrário. Tendo em vista a histórica rivalidade entre os bumbás, a disputa promete ser acirrada”, comenta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

O secretário destaca ainda a parceria com a Ufam. “É essencial aproximar o público da Universidade, mostrar para as pessoas o que é feito pelos acadêmicos e o que eles podem oferecer à população. Nesse caso, uma forma de entretenimento que alia tecnologia à uma cultura importante do nosso estado”, pontua.

Tecnologia – O aplicativo foi desenvolvido por Gustavo Freitas Martins, aluno de graduação em Engenharia da Computação da Ufam, que contou com uma equipe de cinco pessoas para o desenvolvimento na parte de programação.

“Levou duas semanas para finalizar porque já havia sido desenvolvida a tecnologia para o projeto de Iniciação Científica do Gustavo. A essência foi uma espécie de cabo de guerra digital, mas, atendendo a demanda da Secretaria de Cultura, foram feitas as adequações para se transformar em um medidor da intensidade das torcidas, das galeras de caprichoso e Garantido”, conta Rosiane de Freitas, professora doutora que atua na coordenação das atividades da FunTechShow.

“Não é um aplicativo simplesmente, pois tem toda uma conceituação, concepção teórica e uma proposta de inovação tecnológica voltada para entretenimento digital inteligente”, comenta Rosiane. “Também já temos um entendimento de ir até o Festival Folclórico de Parintins quando poderemos usar outras possibilidades, ter um jogo colaborativo mais rico, uma vez que as torcidas estão separadas. São várias ideias que prometem surpreender”, adianta.

Redes sociais – Quem estiver no Sambódromo também poderá interagir por meio das redes sociais. Ao postar fotos nos stories do Instagram ou Facebook com a hashtag #Carnaboi2020, as imagens serão reproduzidas, em tempo real, nos telões do evento, gerando, além da interação, diversão para o público.

Na ocasião também será disponibilizado um número de Whatsapp para mensagens de texto, que serão exibidas de forma randômica, na testeira digital, que rodeará todo o palco.

Você pode gostar