CULTURADOAM

Pesquisar

‘Cabanagem’ é destaque na programação do ‘Cultura Sem Sair de Casa’

Cabanagem
Foto: Ruth Jucá

Nesta quarta-feira (10/06), a partir das 20h, o espetáculo “Cabanagem”, do Corpo de Dança do Amazonas (CDA), será exibido na programação do “Cultura Sem Sair de Casa”, no Facebook da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Com direção artística e coreografia de Mário Nascimento, durante 50 minutos, a obra trará a histórica revolta popular, na qual negros, índios e mestiços combateram a elite política na região norte do Brasil, no período regencial. Apresentada pela primeira vez em 2010, “Cabanagem” ganhou dois prêmios: o Funarte Klauss Vianna de Dança para montagem de espetáculo em 2009 e, um ano depois, o grupo foi contemplado com o Projeto Palco Giratório (Sesc Nacional).

Segundo o diretor, os movimentos em cena são inspirados na literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa, na busca de traduzir o espírito de resistência, luta, revolta e de preservação das culturas.

“Busquei a essência em muitas andanças pela cidade de Manaus, em contato com as pessoas da rua, com a arquitetura. Além da literatura, isso serviu de fonte de pesquisa e desenvolvimento da obra”, afirma Mário Nascimento, que assina ainda a iluminação do espetáculo com Monique Andrade e o figurino em parceria com integrantes do CDA.

No elenco de “Cabanagem” estão Adailton Santos, Adriana Goes, Ângela Duarte, Cléia Santos, Dionis Marques, Felipe Cassiano, Gabriela Lima, Helen Rojas, Ian Queiroz, Júlio Galúcio, Larissa Cavalcante, Liene Neves, Luan Cristian, Nonato Melo, Pammela Fernandes, Rodrigo Vieira, Rosi Rosa, Sumaia Farias, Talita Torres, Thaís Camilo, Valdo Malaq, Victor Venâncio, Wellington Alves.

A ficha técnica do espetáculo conta com trilha sonora de Marcos Tubarão; produção de João Fernandes, Branco Souza, Getúlio Lima e Wallace Heldon; fotografia de Ruth Jucá e Carla Lee; assistência de coreografia de Paulo Chamone; além de imagens de Thays Auzier, Henrique Saunier, Davi Penafort, Adria Santos e filme e edição de Wallace Heldon.

Cultura Sem Sair de Casa – Iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o “Cultura Sem Sair de Casa” disponibiliza diversas atividades, tais como Gincana do Livro; documentários; cursos completos de Teclado, Violão, Desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

São oferecidas aulas virtuais por meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro; performances dos Corpos Artísticos, como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas; além do #FicaNaRedeManinho, com vídeos contemplados no edital. Para quem acompanha a temporada de lives, tem ainda a “Agenda Virtual”, com o calendário de apresentações realizadas nas redes sociais de artistas e casas noturnas locais.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa está no YouTube, Instagram, Facebook e Twitter (@culturadoam) e no aplicativo Cultura.AM.

Você pode gostar